Banca & Finanças Juros máximos dos cartões de crédito em mínimos históricos

Juros máximos dos cartões de crédito em mínimos históricos

A taxa máxima dos cartões de crédito no segundo trimestre fica pela primeira vez abaixo dos 16%.
Juros máximos dos cartões de crédito em mínimos históricos
Miguel Baltazar/Negócios
Nuno Carregueiro 14 de março de 2018 às 15:30

Depois da primeira subida em dois anos, a taxa de juro máxima dos cartões de crédito vai voltar a descer no segundo trimestre deste ano. De acordo com o Banco de Portugal, o limite máximo foi fixado em 15,9%, o que corresponde ao nível mais reduzido desde que o banco central impôs valores máximos.

A taxa definida para o primeiro trimestre tinha sido fixada em 16,4%, o que superava os 16,1% dos três meses anteriores e representava o primeiro aumento no espaço de dois anos.

Desde que o Banco de Portugal impôs limites aos juros dos cartões de crédito, a tendência sem sido quase sempre de descida das taxas. No final de 2013 superava os 24%, em 2014 baixou para 20,5%, em 2015 já se situava em 18,4% e em 2016 nos 17,3%.

 

No que diz respeito ao crédito pessoal para educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos, a taxa máxima fica estável nos 5,6%. Contudo, nos outros créditos pessoais sem finalidade específica, a taxa máxima vai descer de 13,6% para 13,4%.


Quanto ao crédito automóvel, a evolução das taxas máximas é de queda em quase todos os vários segmentos.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
pub