Lagarde equacionada para liderar Fórum Económico Mundial
A presidente do BCE era vista como a principal candidata a ocupar a liderança da organização conhecida pelo encontro anual de Davos a partir de 2027, mas a saída abrupta do fundador complicou os planos, noticia a Bloomberg.
A presidente do BCE, Christine Lagarde, está nos planos do Fórum Económico Mundial para assumir a liderança da organização, conhecida por realizar o encontro anual da elite económica e financeira em Davos, na Suíça, refere a Bloomberg, citando fontes próximas das discussões. Contudo, a saída abrupta de Klaus Schwab da organização que fundou e liderou durante mais de meio século está a complicar a transição.
Schwab, de 87 anos, pretendia ficar no cargo até ao início de 2027, ano em que termina o mandato de Lagarde à frente do BCE, mas foi forçado a sair no mês passado da liderança do Fórum, sob acusações de conduta financeira irregular e em conflito com a administração. O timing permitiria que Lagarde assumisse o cargo de forma tranquila, de acordo com os planos de Schwab, que nega ter cometido qualquer ilícito.
A administração continua a ver Lagarde como a principal candidata a liderar o Fórum e discutiu o assunto internamente desde a demissão do líder histórico da organização, de acordo com fontes citadas pela agência. O problema é que Lagarde tem mais dois anos de mandato pela frente e disse anteriormente que pretende cumpri-los na íntegra.
O Fórum fica assim sem uma escolha clara para liderar a organização, que pretende afastar-se das acusações de sexismo e bullying da era Schwab e convencer os CEO a continuar a pagar as subscrições que rendem milhões de dólares anualmente. Quem for o escolhido terá de garantir também que a reunião anual no resort suíço de Davos continuará a ser o destino preferencial dos líderes empresariais, financeiros e políticos que o tornou famoso. A administração pretende designar alguém para o cargo rapidamente, refere a Bloomberg.
Mais lidas