Lone Star ganha 1,7 milhões por dia com venda do Novo Banco
Dividendos e encaixe direto é subtraído ao montante injetado no fim de 2017, quando o fundo entrou no capital do Novo Banco. Ao longo dos 2.796 dias, Lone Star saiu a ganhar.
- 3
- ...
O fundo norte-americano Lone Star ganhou 1,7 milhões de euros por dia com a venda da participação de 75% do Novo Banco, segundo o Expresso. Este valor surge após a injeção de mil milhões de euros no capital do banco aquando da sua entrada em outubro de 2017, e após a venda do Novo Banco aos franceses do BPCE.
O Lone Star recebeu 4,8 mil milhões de euros pelos 75% que detinha do Novo Banco, além de mil milhões de dividendos. Segundo as contas, este valor corresponde a uma mais-valia de 1,7 milhões de euros diários, desde que entrou há 2.796 dias no capital do banco.
Em sentido contrário está o investimento do Fundo de Resolução, que esteve à frente do Novo Banco entre 2014 e 2017, ficando depois com 25% do capital. Nas mesmas contas, a publicação dá conta de que o veículo português pediu ao Estado 7,3 mil milhões de euros e com a venda, dividendos e redução de capital recebe 1.045 milhões. Este valor mostra que o investimento no Novo Banco, sequência do resgaste do BES, manteve as contas do Fundo de Resolução no vermelho em cerca de seis mil milhões de euros.
Mais lidas