pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Montepio compra todo o capital da Residências Montepio (correcção)

A associação mutualista do Montepio vai passar a controlar, em exclusivo, as residências com o mesmo nome. A empresa espanhola que tinha a parceria vai vender a posição. O valor não é revelado.

Tomás Correia Montepio
Tomás Correia Montepio Pedro Elias/Negócios
20 de Janeiro de 2017 às 10:25

A associação mutualista do Montepio vai passar a controlar em exclusivo toda aquela empresa de assistência social, indica um anúncio feito à Autoridade da Concorrência. O valor da operação não é revelado. 

"A operação de concentração em causa consiste na aquisição, pela Montepio Geral – Associação Mutualista ("Montepio Geral"), do controlo exclusivo sobre a sociedade Residências Montepio, Serviços de Saúde, S.A. ("Residências Montepio"), mediante a aquisição de uma participação no respectivo capital social", assinala o comunicado publicado no site oficial.

Neste momento, a Residências Montepio é detida, em conjunto, pelo Montepio Geral e pela Lusitana Senior Vida, uma empresa com sede em Madrid. Segundo o relatório e contas de 2015, a mutualista tinha 50,99% da empresa que gere centros residenciais de terceira idade e ainda prestação de cuidados domiciliários.

De acordo com o mesmo documento, a Residências Montepio tinha, no final de 2015, um activo de 6,2 milhões de euros contra um passivo de 4,1 milhões, o que resultava em capitais próprios de 2,1 milhões. O resultado líquido naquele ano foi de 188 mil euros.

Ainda não foi possível obter uma resposta da sociedade presidida por António Tomás Correia para perceber a motivação para que seja a mutualista a controlar, em exclusivo, a Residências Montepio. Há dez dias úteis para fazer comentários à operação. 

O grupo mutualista tem estado em mudança nos últimos anos. Além da separação dos órgãos sociais entre a "holding" e a caixa económica, também tem havido troca de participações. Por exemplo, a seguradora Lusitânia (que nada tem que ver com a Lusitana Senior Vida) também era detida, em parte, pela caixa económica mas acabou por ser totalmente adquirida pela associação mutualista. 

(Notícia corrigida às 11:25 - a empresa que vende a sua parte na Residências Montepio é a espanhola Lusitana Senior Vida e não a Lusitânia, como constava na primeira versão da notícia)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio