pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Moody's melhora perspectiva da banca nacional para "positiva"

A agência de rating está mais optimista para o sector financeiro português. A Moody's melhorou a perspectiva para "positiva", numa altura em que os bancos continuam a reduzir o peso do crédito malparado.

banca banqueiros miguel maya paulo macedo ramalho ulrich
banca banqueiros miguel maya paulo macedo ramalho ulrich Vítor Mota
10 de Dezembro de 2018 às 08:59

A Moody's está mais optimista quanto à banca nacional. A agência de notação financeira melhorou a perspectiva para o sector para "positiva", isto graças aos esforços das instituições financeiras para reduzirem o peso do crédito malparado, ao mesmo tempo que estão a melhorar a rentabilidade. Esta melhoria do "outlook" pode traduzir-se numa subida do "rating" dos bancos portugueses nos próximos 12 a 18 meses.

"O 'stock' de activos problemáticos vai continuar a diminuir, embora se mantenha elevado em comparação com o padrão europeu", afirmou Maria Vinuela, analista da Moody's, numa nota publicada pela agência esta segunda-feira, 10 de Dezembro. 

banca banqueiros miguel maya paulo macedo ramalho ulrich
Moody's melhora perspectiva da banca nacional para "positiva"

"A melhoria dos níveis de cobertura em alguns bancos vai permitir que estes avancem com a venda de portefólios nos próximos meses, o que vai ajudar a aliviar o peso do malparado", referiu ainda a analista. Os bancos portugueses têm vindo a avançar com estes esforços, com a consultora Prime Yield a antecipar que 2018 será um ano recorde em vendas: a estimativa é de que sejam vendidos 3,5 mil milhões de euros de NPL.

Quanto à rentabilidade, este indicador está a melhorar, numa altura em que "a diminuição dos custos do risco e o corte dos custos compensam a pressão sobre as receitas provocada pela fraca cedência de empréstimos e taxas de juro baixas". 

Crescimento vai continuar a apoiar sector

A agência de notação refere ainda que, "embora o crescimento económico esteja a abrandar, vai continuar suficientemente forte para suportar um cenário operacional estável". A Moody's prevê que o crescimento vai abrandar para 2,1% para o total do ano e para 1,7% em 2019.

Já os níveis de capital vão melhorar, mas continuar relativamente fracos, nota a entidade. "Os bancos portugueses vão ter uma maior capacidade para absorver custos associados ao crédito provocados pela desalavancagem, novo acesso ao mercado e esforços de reestruturação", afirma a Moody's. 

A agência diz, contudo, que "o grande volume de activos por impostos diferidos sobreavaliam o capital dos bancos portugueses, que continua mais fraco em comparação com outros sistemas bancárias europeus".

(Notícia actualizada às 09:19 com mais informação)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio