Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s melhora perspectivas para o “rating” do BPI

A Moody’s decidiu alterar a perspectiva do “rating” do BPI de “negativa” para “estável”, mantendo a notação financeira em “lixo”.

Negócios 17 de Janeiro de 2014 às 10:59
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

A Moody’s manteve o “rating” do BPI em “Ba3”, um nível considerado “lixo”, mas decidiu retirar o “outlook” negativo, colocando-o em “estável”. O que significa que o “rating” do BPI não deverá sofrer novos cortes nos próximos meses.

 

Esta decisão reflecte essencialmente duas questões. Por um lado a melhoria do rating numa análise individual do BPI e por outro o facto de o “outlook” soberano estar “estável” também contribuiu para esta melhoria.

 

A Moody’s diz ainda que “os riscos negativos para o rating do BPI diminuíram substancialmente”, o que justifica a melhoria das perspectivas.

 

A agência prevê que os fundamentais do banco, nomeadamente a qualidade de activos e a rentabilidade, deverão continuar “sob pressão durante 2014”, uma vez que “o ambiente operacional em Portugal continua desafiante.”

 

Do lado positivo, a Moody’s destaca “os níveis de capitalização elevados”, o facto de o banco ter uma parte significativa das suas receitas fora de Portugal e a qualidade dos seus activos que é melhor do que a dos seus pares.

 

A agência de notação financeira prevê “uma queda dos níveis de capital do banco, já que continuará a reembolsar” o Estado pela injecção de capital, através dos chamados CoCos - instrumentos de capital convertíveis em acções.

 

(Notícia actualizada às 11h34 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Moody's BPI Fernando Ulrich rating agência de rating notação financeira
Mais lidas
Outras Notícias