Novo Banco compra Unibanco à Unicre
O Novo Banco vai comprar o negócio de crédito ao consumo da Unicre. Instituição espera aumentar carteira de crédito ao consumo em 15%. O valor da operação não foi revelado.
- 2
- ...
O Novo Banco vai comprar o negócio de crédito ao consumo da Unicre, operado através da marca Unibanco. A informação foi avançada em comunicado pela instituição financeira, que não revelou o valor da operação.
“O Novo Banco celebrou um ‘Business Transfer Agreement’ com a Unicre para a aquisição do negócio de crédito ao consumo da Unicre, operada sob a marca Unibanco”, escreve o banco liderado por Mark Bourke e que foi comprado pelo franceses do BPCE.
A aquisição “abrange a carteira de crédito (produtiva) ao consumo da Unicre (cartões de crédito, consolidação de crédito e crédito pessoal), com um valor líquido contabilístico de aproximadamente 262 milhões de euros (a junho de 2024), a marca Unibanco e outros ativos e passivos associados à unidade de negócio de crédito ao consumo Unibanco”, acrescenta o Novo Banco.
A compra “irá acrescentar escala adicional e uma base de clientes, permitindo reforçar a presença comercial do Novo Banco e potenciar oportunidades de ‘cross-selling’”, permitindo “aumentar a carteira de crédito ao consumo do Novo Banco em cerca de 15%, reforçando ainda mais a sua posição no mercado português de crédito ao consumo”.
Em junho passado, a carteira de crédito ao consumo da instituição financeira comprada pelo BPCE atingia 2,1 mil milhões de euros.
O acordo "reforça o foco estratégico do Novo Banco em expandir a sua atividade bancária em Portugal e em aproveitar oportunidades no mercado doméstico", lê-se no documento segundo o qual "para a Unicre, esta operação constitui uma parte integrante do seu posicionamento estratégico, com vista à consolidação da sua liderança na atividade de 'acquiring' – identificada como uma oportunidade de criação de valor no setor dos pagamentos". Esta operação com o Novo Banco é, assim, um passo natural na execução desta estratégia, permitindo uma transição harmoniosa da unidade de negócio de crédito ao consumo, preservando simultaneamente a proposta de valor da marca Unibanco e garantindo a satisfação das necessidades dos clientes.
A operação deverá ser concretizada durante o primeiro trimestre de 2026.
Mais lidas