pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

CEO da Inapa apontado para liderar Montepio

O presidente executivo da Inapa, José Félix Morgado, poderá ser o próximo presidente do Montepio. O nome do gestor terá sido discutido na assembleia-geral da caixa económica desta terça-feira, segundo adiantou um dos membros presentes na reunião ao Negócios.

José Félix Morgado Presidente executivo da Inapa
José Félix Morgado Presidente executivo da Inapa Miguel Baltazar
27 de Maio de 2015 às 11:48

O presidente executivo da Inapa, José Félix Morgado, poderá ser o próximo presidente do Montepio. O nome do gestor, que esteve nas empresas seguradoras do BCP e foi administrador da Oni, terá sido discutido na assembleia-geral da caixa económica que esta terça-feira aprovou a proposta de alteração de estatutos da instituição, segundo adiantou um dos membros presentes na reunião ao Negócios. 

De acordo com a TVI, José Félix Morgado será anunciado como presidente do Montepio no início da próxima semana. A SIC adianta que o gestor já aceitou o convite para suceder a António Tomás Correia.

O Negócios tem tentado questionar José Félix Morgado sobre a sua disponibilidade para liderar o Montepio desde o início da noite de terça-feira, mas não obteve resposta. Há duas semanas, a caixa económica tinha desmentido oficialmente a possibilidade de José Félix Morgado vir a assumir a liderança da instituição.

O novo presidente do Montepio terá de ser eleito até 26 de Agosto próximo, uma vez que de acordo com a alteração de estatutos agora aprovada a caixa económica tem três meses para eleger os membros dos novos órgãos sociais para o mandato a terminar no final de 2018. 

O nome de Félix Morgado surge depois de Fernando Teixeira dos Santos ter revelado que recusou o convite para presidir o Montepio. "Após uma prolongada reflexão, achei por bem não aceitar o referido convite", revelou Teixeira dos Santos esta terça-feira, 26 de Maio, em comunicado.

Contudo, Teixeira dos Santos não foi o único abordado pelo Montepio. Tomás Correia revelou, em entrevista ao Diário Económico no final de Março, que "outros", além de Teixeira dos Santos tinham sido abordados. E especificou, a 22 de Abril, que havia, além de Teixeira dos Santos, mais três nomes. "[Há] quatro nomes", admitiu Tomás Correia no programa Negócios da Semana, da SIC Notícias. Um deles é Teixeira dos Santos. O presidente do Montepio não quis dizer quem mais. Porque se sabe o nome de um e não de outros? A divulgação do nome pode ter tido, para o banqueiro, dois motivos: "Foi com o intuito de condicionar quem tem de decidir; ou de queimar. Qualquer das situações não é agradável", afirmou então.

Esta terça-feira realizou-se a assembleia geral que aprovou a modificação parcial dos estatutos, que passa a configurar uma separação da gestão face à associação. A Caixa Económica Montepio Geral vai assim ter um presidente diferente da Associação Mutualista Montepio Geral. A nova liderança do Montepio será anunciada na próxima semana, garante a instituição.

(Actualizado às 12h03 com mais informação)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio