Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Queixas por fraude bancária ao Banco de Portugal duplicaram

O Público noticia que em 2018 disparou o número de queixas por fraude bancária feitas ao Ministério Público e ao Banco de Portugal.

Miguel Baltazar
Negócios jng@negocios.pt 20 de Março de 2019 às 09:41
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

Ao longo do ano passado a Procuradoria-Geral da República registou 284 inquéritos relacionados com fraude bancária, enquanto o Banco de Portugal recebeu 60 queixas, quase o dobro das 35 que havia recebido em 2017, avança o Público na edição desta quarta-feira, 20 de março.

O Público escreve que o BdP emitiu entretanto um "alerta público" quanto a situações de crédito fácil que estão relacionadas com a prática de crimes tais como burla, usura, fraude fiscal, falsificação, ameaça e extorsão.

Segundo o regulador do setor financeiro, este alerta decorre do reforço deste tipo de atividade "extremamente lesiva" dos interesses dos particulares que em alguns casos são obrigados a pagar juros que ascendem a taxas de 300%.

Em 2018, a instituição liderada por Carlos Costa fez 20 participações à PGR relacionadas com "prática de diversos ilícitos criminais por várias pessoas", número que compara com as seis comunicações realizadas no ano anterior.

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal PGR Carlos Costa
Outras Notícias