Sabadell cai mais de 4% depois de grande accionista reduzir posição
O investidor colombiano Jaime Gilinski reduziu a sua participação no banco espanhol de 5,03% para 2,04%, levando as acções a afundar mais de 4%.
As acções do espanhol Sabadell estão a descer 4,29% para 1,204 euros, depois de o investidor colombiano Jaime Gilinski ter vendido uma participação de 2,99% na instituição a um preço de 1,20 euros por acção, segundo as informações comunicadas ao regulador espanhol do mercado de capitais.
A venda iniciada na segunda-feira foi realizada com um desconto de 4,6% em relação à cotação de fecho de ontem (1,258). No total, a Itos Holding – sociedade de Gilinski – arrecadou 202 milhões de euros pelo conjunto de 168,43 milhões de acções.
Depois da venda, o colombiano mantém uma participação de 2,04% no Sabadell. Segundo o Expansión, Gilinski entrou no capital da instituição em Setembro de 2013, juntamente com o empresário de origem mexicana David Martínez.
Ambos entraram através do aumento de capital realizado na altura pelo banco espanhol. Gilisnki subscreveu 275 milhões de euros de acções, tendo ficado com uma participação próxima de 5%.
A participação do investidor, dono de um dos principais bancos locais da Colômbia, o GNB Sudameris, chegou a alcançar 7,5%, tornando-o no maior accionista do Sabadell.
O Sabadell é, por sua vez, accionista do BCP, com 5,07% do capital, de acordo com informação no site do banco português.
Mais lidas