Dupla do Porto já fatura 25 milhões a cuidar da beleza em mais países do que a ONU

Jorge Ferreira e Bruno Gouveia celebram 10 anos da sua Care to Beauty, que começou num espaço de 25 metros quadrados no centro da Invicta e tornou-se o maior “e-commerce” português da área da cosmética e bem-estar, que gera 98% das vendas lá fora com uma equipa de 70 pessoas.
Jorge Ferreira e Bruno Gouveia, fundadores e líderes da Care to Beauty.
D.R.
Rui Neves 11:32

Nascidos no Porto, quando eram pequenos adoravam montar e desmontar aparelhos. Ambos tiraram o mesmo curso, o de Engenharia Eletrónica e de Computadores.

Encerrada a vida académica, Bruno Gouveia descobria o “e-commerce” ao criar uma loja online para a empresa da família, focada em bombas de água e material de piscina, o que resultou num notável aumento das vendas.

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Já Jorge Ferreira, após fazer um MBA executivo na Porto Business School, trabalhou na área das telecomunicações, tendo passado pela Oni, Optimus e Nos.

Conheceram-se há 15 anos, através de amigos em comum, quando Bruno tinha o sonho de ter um negócio próprio na área do retalho e, com histórico de sucesso em desenvolver lojas online, percebeu que a cosmética era um setor com muito potencial.

Já Jorge, com a sua experiência em telecomunicações, queria ter uma empresa de aluguer de “hotspots” para turistas. 

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Primeiro produto exportado foi um champô para Itália

Juntaram os sonhos empresariais e em setembro de 2015 fizeram nascer a Portugal Internet e a Care to Beauty, loja online de cosmética.

Os dois negócios começaram num espaço partilhado de 25 metros quadrados no centro do Porto, perto do Coliseu.

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Com uma equipa de apenas quatro pessoas, incluindo os dois CEO, o primeiro produto que a Care to Beauty expediu foi um champô para Itália, que Jorge fez questão de ir entregar na loja dos CTT nos Aliados, que serve de “sala de visitas” da cidade Invicta.

Três anos depois, quando tinha ao serviço 22 profissionais e passado a operar num espaço de 400 metros quadrados, na zona da Boavista,  a Care to Beauty já faturava cinco milhões de euros.

Em 2022, o Instituto nacional de Estatística (INE) indicou que a Care to Beauty foi “a primeira empresa portuguesa de sempre – em geral e não apenas de cosmética – a exportar para as longínquas Ilhas Cook (Oceania), o que prova que vende mesmo para qualquer parte do mundo”, realça Jorge Ferreira, 50 anos.

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No top 5 dos exportadores a partir do Aeroporto do Porto

A celebrar 10 anos de vida, a Care to Beauty “é o maior ‘e-commerce’ português da área da cosmética e bem-estar, não só pela capacidade logística ímpar que garante entregas rápidas e seguras em toda a amplitude de mercados onde atua – mais de 200 países, mas também pela extensão do catálogo, de mais de 500 marcas e 30 mil referências em ‘stock’”, garante Bruno Gouveia, 40 anos.

As referências em “stock” vão “desde dermocosmética de farmácia (25%) a cosmética de grande consumo (6%), de cosmética de luxo (12%) a cosmética coreana (8%), de cuidados do cabelo (16%) a maquilhagem (14%), pretendendo ser um destino único para a compra de qualquer tipo de cosmética em qualquer parte do mundo – ‘one-stop shop for everything beauty’”, enfatiza o mais novo dos CEO da Care to Beauty.

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Vendendo para mais países do que os que integram a ONU, “incluindo clientes até do Afeganistão e da Gronelândia (ilha da Dinamarca)”, as exportações da empresa representam 98% da sua faturação,  que “atingiram 21,4 milhões de euros em 2024, mais 10% do que no ano anterior”, prevendo fechar o exercício em curso com receitas de 25 milhões, com a “Black Friday” a representar cerca de 10% e o Natal perto de 5%.

De acordo com a gigante de logística DHL, afiançam os donos da Care to Beauty, a empresa está “no top 5 de exportadores – no geral e não apenas de cosmética – a partir do Aeroporto do Porto”.

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Respondeu às tarifas de Trump com soluções DDP

Garantem que a Care to Beauty “faz entregas em todos os países, exceto em países onde as grandes transportadoras não operam — na maioria das vezes por motivos de grande instabilidade política, económica ou social — ou por sanções internacionais, como é o caso da Rússia e da Coreia do Norte”, e que a “capacidade de adaptação” foi sempre uma das suas  forças.

“Um exemplo claro aconteceu com a introdução de tarifas adicionais impostas pela administração Trump nos Estados Unidos, que poderiam ter comprometido a fluidez do serviço”, observa Jorge Ferreira.

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“A Care to Beauty respondeu de imediato, implementando soluções de ‘Delivery Duties Paid’ (DDP) diretamente no momento da encomenda, garantindo que as entregas chegam sem paragens na alfândega norte-americana. Esta solução aplica-se em ambos os tipos de envio, expresso e standard, assegurando que os clientes continuem a receber os seus produtos de forma rápida e sem custos inesperados — tudo isto no próprio dia em que as restrições entraram em vigor”, assegura o empresário.

Quais são os produtos que mais vende, incluindo Portugal? Protetores solares, cuidados de pele e cuidados de cabelo, como produtos antiqueda.

Tendências: “Antes da pandemia de covid-19, verificava-se grande procura por produtos de origem natural. Entretanto, atualmente a principal demanda voltou-se para produtos de farmácia, indicados por dermatologistas ou farmacêuticos”, sinaliza Bruno Gouveia.

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“Esta mudança tem que ver essencialmente com dois fatores: As pessoas estão mais receosas em relação ao ‘greenwashing’, sendo que todas as marcas vendidas na Care to Beauty são devidamente escrutinadas a esse nível; e porque a pandemia também trouxe necessidade de os consumidores optarem por produtos com mais validação científica”, explica o sócio de Jorge Ferreira.

Hoje, a Care to Beauty opera num armazém de quatro mil metros quadrados na Maia, com uma equipa de 70 pessoas.

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