Lisboa acorda em alta. Galp sobe quase 2% após acordo com Moeve

A parceria com a Moeve continua a dar gás à Galp, que lidera a lista das valorizações esta manhã. Valorização do petróleo também ajuda.
Euronext Lisbon, bolsa de Lisboa
Mariline Alves / Medialivre
Inês Santinhos Gonçalves 08:15

A bolsa de Lisboa arrancou a última sessão da semana com ganhos, em linha com as congéneres europeias abertas a esta hora. O índice de referência nacional, o PSI, avançava 0,24% para 8.513,52 pontos na abertura, com sete cotadas em alta, cinco em baixa e quatro inalteradas.

A liderar a tabela estava a Galp, com uma valorização de 1,81% para 15,195 euros, depois de ter anunciado que . Na quinta-feira, o anúncio das negociações . A petrolífera acompanha ainda a negociação dos preços do petróleo, que ganham perto de 1% esta manhã, tanto em Londres como em Nova Iorque.

PUB

Entre os pesos-pesados da praça nacional, destaque ainda para o BCP, que avançava 0,45% para 0,8884 euros, depois de se saber que o , e também que o seu braço polaco, .

Também a EDP ganhava 0,37% para 4,069 euros,. No entanto, a EDP Renováveis caía 0,08% para 12,68 euros no arranque da sessão.

O segundo lugar do pódio é ocupado pela Altri, que subia 1,79% na abertura, para 4,54 euros, depois de o Grupo Santander ter revisto em alta a recomendação para as ações da empresa.

PUB

Ainda em alta estavam a Teixeira Duarte (+0,62%), a Mota-Engil (+0,29%) e os CTT (+0,27%).

Semapa, Corticeira Amorim, Ibersol e REN mantinham-se inalteradas.

Do lado das perdas quem mais cai é a Sonae, ainda que com quedas ligeiras (-0,36%), seguida da Navigator (-0,31%), da Jerónimo Martins (-0,29%), a Nos (-0,24%) - além da EDPR.

PUB

Notícia atualizada

Saber mais sobre...
Saber mais preços Mercado e bolsa Lisboa Moeve Galp
Pub
Pub
Pub