Fundo de milionário brasileiro compra Skechers por 8,3 mil milhões de euros. Ações sobem 25%
A Skechers aceitou esta segunda-feira a proposta de aquisição do fundo de investimento brasileiro 3G Capital por 8,3 mil milhões de euros (nove mil milhões de dólares ao câmbio atual). A compra deverá estar concluída até ao final do terceiro trimestre deste ano e o acordo será financiado através do fundo de investimento, bem como financiamento de dívida comprometido pelo JPMorgan Chase Bank.
O fundo detido pelo bilionário Jorge Paulo Lemann é conhecido pelos investimentos a longo prazo, sobretudo no setor alimentar e bebidas onde detém empresas como a Kraft Heinz.
PUB
A 3G Capital que ofereceu 63 dólares por ação, o que equivale a um prémio de 28% em relação ao fecho da passada sexta-feira, nos 49,37 dólares. Depois do anúncio, a terceira maior empresa de calçado desportivo do mundo está a subir 25% para 61,72 dólares por ação, reduzindo as perdas de 28% que regista desde o arranque do ano.
O valor de mercado da Skechers ronda os 7,4 mil milhões de dólares, tendo a empresa gerado nove mil milhões de dólares de receitas em 2024. Caso o acordo avance, a retalhista deverá sair de bolsa.
No mês passado, a Skechers reviu em baixa o "guidance" anual que tinha estabelecido anteriormente, justificando com a incerteza que as políticas comerciais dos Estados Unidos está a criar na economia mundial, assim como a pressão no sentimento do consumidor.
PUB
Donald Trump impôs tarifas de 145% a importações de produtos chineses, onde a Skechers produz a maior parte dos seus produtos. Para se adaptar, a empresa diz estar agora a ajustar os preços e a mitigar os gastos.
Mesmo se o acordo avançar, Robert Greenberg continuará à frente da empresa como CEO.
Mais lidas
O Negócios recomenda