Vendas da dinamarquesa Jysk em Portugal sobem 35% para 60,6 milhões de euros
A Jysk aumentou a faturação em Portugal em 35% para 60,6 milhões de euros no exercício fiscal de 2024/2025, terminado em 31 de agosto, período durante o qual contou cinco aberturas, elevando para 34 a rede de lojas no país.
Em comunicado, enviado esta terça-feira às redações, a cadeia de lojas dinamarquesa de mobiliário e artigos para o lar fala em "números recorde a nível global e um crescimento significativo em Portugal e Espanha". Em concreto, o volume de negócios da Jysk na Península Ibérica subiu 37% para 364,3 milhões de euros, enquanto a nível global deu um "salto" de 11,8% alcançando os 6.200 milhões de euros.
PUB
"O ano fiscal de 2025 foi verdadeiramente excecional para a JYSK, apesar das incertezas globais e da instabilidade política que continuam a pressionar o mercado do retalho e o comportamento do consumidor", diz o presidente e CEO da Jysk, Rami Jensen, citado na mesma nota.
A multinacional dinamarquesa destaca o "momento importante para Jysk em Portugal e Espanha", refletido não apenas nas vendas, mas também na rentabilidade, com o EBIT (lucros antes de juros e impostos) operacional a mais do que duplicar (+126,6%) para 56,2 milhões de euros, um "desempenho que coloca a Ibéria como um dos mercados mais estratégicos".
"O nosso objetivo é continuar a crescer em Portugal e Espanha, reforçando a nossa presença nas grandes cidades e oferecendo uma experiência omnicanal que corresponda às expectativas dos clientes. Os resultados deste ano constituem a base para acelerarmos a nossa estratégia nos próximos anos", afirma, por seu turno, Carlos Haba, diretor da JYSK Portugal e Espanha.
PUB
A 31 de agosto, a Jysk contava com 3.575 lojas em 50 países - das quais 3.350 eram geridas diretamente em 29 países e 225 operavam em regime de franquia em 21 países - empregando um universo de 34 mil trabalhadores. No exercício fiscal abriu 148 lojas, estreando-se em Marrocos e no Uruguai.
Mais lidas
O Negócios recomenda