Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Explorer vende Nutricafés à Segafredo por 74,5 milhões

A torrefactora portuguesa foi alienada pela Explorer Investments e MCH Private Equity ao grupo italiano Massimo Zanetti Beverage Group. Negócio será fechado em Setembro.

DR
Isabel Aveiro ia@negocios.pt 12 de Julho de 2016 às 17:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A companhia que produz as marcas de café Nicola e Chave D’ouro Cafés, a Nutricafés, foi vendida pela gestoras de fundos de capital de risco Explorer Investments (liderada pelo gestor Rodrigo Guimarães) e MCH Private Equity, anunciaram as vendedoras em comunicado esta terça-feira, 12 de Julho.

 

A venda, ao grupo italiano Massimo Zanetti Beverage Group, dono da marca Segafredo Zanetti, já presente em Portugal, foi realizada por 74,5 milhões de euros, adianta a mesma nota às redacções. "A conclusão do negócio tem data marcada para a segunda quinzena de Setembro de 2016", é avançado.

 

No comunicado, a Explorer, que "detinha a participação através do Portuguese Fund Explorer I", afirma que a gestão realizada na Nutricafés [liderada por João Dotti] nos últimos anos permitiu atingir no ano fiscal de 2015, uma facturação de 34,1 milhões de euros, receita bruta de 19,5 milhões de euros e 57,2% de margem bruta", com um EBITDA (ou resultado antes de juros, impostos, amortização e depreciação) de 8,7 milhões de euros, "com uma forte margem de 25,5%". "A posição financeira líquida foi de 36 milhões de euros", acrescenta.

 

Os vendedores qualificam a Nutricafés como "terceiro maior operador no mercado português de café", o que a posiciona a seguir à líder portuguesa Delta (do grupo Rui Nabeiro) e à multinacional Nestlé (dona em Portugal das marcas Sical, Tofa e Buondi). "A Nutricafés abrange 10.000 clientes no ‘out-of-home’" (ou consumo fora do lar, no canal Horeca) e "83% de cadeias de retalho". "No mercado de cápsulas individuais compatíveis, a empresa detém já 37% de quota de mercado".

 

"Com esta aquisição", é ainda avançado, a Massimo Zanetti Beverage Group "reforça a sua presença em Portugal, onde o grupo já opera com a sua subsidiária Segafredo Zanetti Portugal SA, com 14% de quota de mercado".

 

A Nutricafés pertencia ao grupo Nutrinveste, que a alienou quando vendeu a Compal à parceria CGD e grupo Sumol, já depois da saída de António Pires de Lima como CEO da torrefactora e da fabricante de néctares.

 

Em 2006, a CGD e a Sumol decidiram alienar a Nutricafés. O valor dado, na altura, situava-se entre 67 e 71 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Explorer Investments Rodrigo Guimarães Nutricafés Nutrinveste CGD Sumol Compal Pires de Lima Segafredo
Outras Notícias