Fim de uma era? Levi's Strauss vende marca das "calças caqui" à dona da Reebok por 311 milhões
A gigante icónica das calças de ganga concordou em vender a Dockers à empresa de gestão de marcas Authentic Brands Group, prevendo que as receitas quebrem no quarto trimestre. As ações da Levi's Strauss sobem mais de 2% em Wall Street.
Prestes a celebrar quatro décadas, a marca Dockers deixará de ser propriedade da Levi's Strauss. A icónica fabricante das calças de ganga "made in USA" chegou a um acordo para vender o negócio das calças caqui à gestora de marcas Authentic Brands Group, por 311 milhões de dólares (276 milhões de euros ao câmbio atual).
A aquisição dos negócios nos EUA e Canadá deverá ficar fechada até ao final de julho, garantem ambas as empresas em comunicado, e as restantes operações até janeiro de 2026.
Esta já não é a primeira vez que a Levi's Strauss tenta vender a Dockers. Em outubro do ano passado fez a primeira tentativa, justificando que se queria concentrar nas marcas principais, como a própria Levi's e a linha de roupa Beyond Yoga, assim como em aumentar as vendas em loja física e online.
A Levi’s criou a Dockers em 1986 para criar uma linha alternativa aos famosos "jeans": as calças caqui. O modelo dominou a tendência na década de 90 e início de século nos EUA, mas entretanto caiu em desuso. Aliás, o desempenho da marca estava a colocar sob pressão a Levi's e a CEO há pouco mais de um ano, Michelle Gass, tem reformulado a estratégia da marca para cortar gastos.
No primeiro trimestre deste ano, a Dockers gerou receitas de 67 milhões de dólares e representou 5% da receita líquida da casa-mãe nos últimos três anos, abaixo das expectativas do mercado. E as perspetivas não são animadoras: a Levi's antecipa que as receitas do quarto trimestre cresçam apenas 1%, em comparação com os mais de 7% estimados pelos analistas, devido à "fraqueza" da Dockers e à quebra do consumo na China.
À CNBC, economistas afirmam que a escolha de uma gestora de marcas é "estratégica", mas a melhor, já que a Dockers ainda é popular no estrangeiro.
A Authentic Brands Group, que gere outras marcas como a Reebok, a DC Shoes, a Volcom e a Champion, diz querer agora "desbloquear novas oportunidades" para a Dockers, como a venda para outros mercados. Em cima da mesa, a gestora diz ter já negociações ativas com operadoras regionais na América Latina, Europa, Médio Oriente e Ásia.
"Poucas marcas detêm uma categoria como a Dockers que ainda têm espaço para crescer", disse Matt Maddox, presidente da Authentic.
Após o anúncio desta terça-feira, as ações da Levi's Strauss sobem mais de 2% em Wall Street.
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