Gelados do Santini entre os 12 melhores do mundo
A escolha é do catalão Jordi Roca, um dos donos do El Celler de Can Roca, considerado em 2015 o melhor restaurante do planeta.
Os gelados do Santini – a marca que nasceu em Cascais em 1949 no seio de uma família italiana – foram considerados como estando entre os 12 melhores do mundo.
Numa selecção que vai desde Barcelona até Nova Iorque, passando por Tóquio, Milão ou São Francisco, a marca portuguesa merece lugar de destaque no lote de eleitos de Jordi Roca, um dos donos do restaurante El Celler de Can Roca, que no ano passado foi considerado pela revista Restaurant o melhor do mundo.
De acordo com o jornal catalão Vanguardia, o chef destaca particularmente os "sorvetes de fruta" na escolha, a única portuguesa da lista. Ele próprio, Jordi Roca, está prestes a abrir a sua gelataria, Rocambolesc, na cidade das ramblas.
Além do Santini – que para lá da loja histórica de Cascais inaugurou nos últimos anos mais cinco estabelecimentos, incluindo no Porto -, a lista de Roca conta com estabelecimentos como o Angelo Corvitto (Girona, Catalunha), Odd Fellows Ice Cream (Nova Iorque), DelaCrem (Barcelona).
Em Nova Iorque o chef destaca dois estabelecimentos (Big Gay Ice Cream e Kith, este em Brooklyn), a que se juntam Le Garraf (Guadalajara, México), Chin Chin Labs (Londres), Gion Tsujiri (Tóquio), La Gelateria Della Musica (Milão), Smitten (São Francisco, EUA) e Gelaaati Di Marco (Barcelona).
Mais lidas