Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Quiksilver apresenta falência e avança com proposta de reestruturação financiada pela Oaktree

A conhecida marca associada ao surf e ao skateboard andava à procura de investidores para evitar a insolvência, o que não foi possível. Agora que apresentou falência, a empresa propõe uma reestruturação com o apoio da Oaktree. No entanto, este plano depende ainda da aprovação das autoridades judiciais.

Inês F. Alves inesalves@negocios.pt 09 de Setembro de 2015 às 10:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A marca de roupa e artigos de desporto Quiksilver, que perdeu 70% do seu valor este ano, apresentou falência e avançou com um plano para entregar o controlo da empresa ao credor Oaktree management, noticia a Bloomberg esta quarta-feira, 9 de Setembro.

Segundo o plano anunciado esta quarta-feira, a Oaktree Management irá financiar a cadeia de retalho com 175 milhões de dólares, suportando assim os custos de uma reestruturação. Quando o processo estiver concluído, a Oaktree transformará o valor em dívida numa quota maioritária na reorganizada Quiksilver.

Este plano requer ainda a provação por parte do tribunal sobre a insolvência.


A Quiksilver substituiu os seus executivos de topo em Março, na sequência dos maus resultados na empresa. Em Junho, anunciou que a recuperação iria ser mais longa do que o inicialmente esperado. No mês seguinte, a bolsa nova-iorquina, New York Stock Exchange, ameaçou retirar a cotada das suas listagens porque o preço estava muito baixo.

A empresa já estava à procura de potenciais compradores para evitar a insolvência, o que não foi possível. As operações da empresa - cujas vendas são provêm maioritariamente de fora dos EUA - na Ásia e na Europa não serão afectadas, escreve a Bloomberg. Actualmente, a firma conta com 700 pontos de venda, metade dos quais fora de território norte-americano.

A Quiksilver foi criada em 1969 e vende essencialmente artigos e roupa associada ao surf e ao skateboard. A empresa liderou as tendências de moda para surfistas e ‘skaters’ nos anos 1990 e 2000, chegando inclusivamente a patrocinar competições em todo o mundo e a associar-se a atletas de peso, como o surfista Kelly Slater e o ‘skater’ Tony Hawk.

Ver comentários
Saber mais Oaktree Management Quiksilver moda EUA retalho empresas surf
Outras Notícias