Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae adere à central de compras espanhola IFA

Líder do mercado português de retalho decidiu associar-se ao grupo IFA, com perspectivas de crescimento das marcas próprias em Espanha, acredita a gestão liderada por Paulo Azevedo e Ângelo Paupério.

Ricardo Castelo
Isabel Aveiro ia@negocios.pt 27 de Outubro de 2015 às 17:36
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A Sonae SGPS, dona dos hipermercados Continente, "assinou um acordo de filiação com a central de compras espanhola grupo IFA", anunciou esta terça-feira, 27 de Outubro, a companhia portuguesa.

A adesão à IFA – cujos associados, em 2014, foram responsáveis por um volume de negócios consolidado de 10,5 mil milhões de euros, segundo o "site" do grupo espanhol - tem em vista, explica a Sonae, "a potenciação conjunta de oportunidades relevantes de negociação, compra e desenvolvimento na área comercial".

O acordo agora anunciado ao mercado "entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 2016", é acrescentado pela Sonae SGPS na nota publicada através do site da CMVM.

A iniciativa, sublinha a companhia cotada liderada por Paulo Azevedo e Ângelo Paupério, "será também uma avenida importante para a valorização do portefólio de marcas próprias da Sonae MC [retalho alimentar da Sonae SGPS] na medida em que permitirá explorar oportunidades muito interessantes de internacionalização no mercado espanhol".

Criado há quase cinco décadas, segundo o site oficial, o grupo IFA funciona por associação de operadores de retalho e comércio grossista de âmbito regional em Espanha. Segundo as contas publicadas na mesma página, em 2014, o grupo representou um volume de negócios de 10,51 mil milhões de euros, mais 1,9% do que em 2013 (para o mesmo perímetro de associados).

No comunicado emitido esta terça-feira ao mercado, a Sonae acrescenta que a IFA "é uma central de compras espanhola fundada em 1967 de reconhecida capacidade": "reúne mais de 30 diferentes associados líderes nas respectivas regiões" espanholas onde opera, que no final de 2014 "respondiam por um conjunto de mais de 6.000 pontos de venda" e "3.200.000 metros quadrados de área de venda". O grupo tem sede em Madrid.

A adesão da Sonae, grupo que lidera o retalho alimentar em Portugal – a Jerónimo Martins é o maior operador de distribuição português mas não lidera o mercado de origem -, permitirá à IFA "converter-se na maior e melhor plataforma para todos os fornecedores presentes na Península Ibérica", acredita a gestão da SGPS.

A companhia de distribuição alimentar passa a "aceder a um conjunto mais amplo de opções de ‘sourcing’" e acredita que irá "possibilitar ainda o acesso dos actuais fornecedores da Sonae MC a uma nova plataforma de potenciais oportunidades de negócio, numa base de clientes mais alargada em ambas as geografias".

Ver comentários
Saber mais Sonae SGPS Sonae MC IFA Jerónimo Martins
Outras Notícias