pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Concorrência investiga subidas de preços após compras de hospitais

Entre 2020 e 2025, foram notificadas 11 operações de concentração envolvendo, pelo menos, um dos cinco maiores operadores do setor: CUF, Luz Saúde, Lusíadas, Trofa e HPA.

Autoridade da Concorrência investiga subida de preços após compras de hospitais.
Autoridade da Concorrência investiga subida de preços após compras de hospitais. Sérgio Lemos
25 de Agosto de 2025 às 08:39

A Autoridade da Concorrência (AdC) está a avaliar se a subida de preços verificada na saúde privada se deve às fusões e aquisições que se têm registado no setor, com compras de participações em hospitais, clínicas e outras entidades, escreve, esta segunda-feira, o . Segundo o jornal, esse é, aliás, o motivo para o regulador ter decidido , uma operação que junta dois dos cinco maiores operadores.

"A AdC encontra-se a reunir elementos que permitam avaliar se existe um nexo de causalidade entre a pressão para aumento de preços que, alegadamente, se tem observado e o referido processo de consolidação do setor ou se, ao invés, a referida pressão negocial resulta de fatores externos, como a inflação, ou outros fatores exógenos (por exemplo, dificuldade crescente no acesso a recursos humanos)", diz a entidade liderada por Nuno Cunha Rodrigues, ao jornal.

Entre 2020 e 2025, foram notificadas onze operações de concentração envolvendo, pelo menos, um dos cinco maiores operadores do setor: CUF, Luz Saúde, Lusíadas, Trofa e HPA.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio