Construção em Portugal cresce quase o dobro da Zona Euro
A produção na construção em Portugal cresceu 3,2% em Abril, face ao mesmo mês do ano passado, quase o dobro da subida média dos parceiros da Zona Euro, que foi de 1,8%, revela o Eurostat esta terça-feira, 19 de Junho.
PUB
Esta evolução na região da moeda única, que representa uma aceleração face a Março (1,2%), deve-se às subidas de 2,1% na engenharia civil e 1,8% na construção de edifícios.
Já na União Europeia, este indicador cresceu 0,9%, em termos homólogos, com a construção de edifícios a subir apenas 0,7%.
PUB
Entre os Estados-membros para os quais existem dados, as maiores subidas foram registadas na Polónia (16,3%), Hungria (14,2%) e Eslovénia (12,4%), enquanto as maiores descidas foram observadas na Suécia (-6,4%), Bélgica (-4,6%) e Espanha (-3,4%).
PUB
Se Portugal se destaca na comparação homóloga, na evolução mensal fica aquém do desempenho dos parceiros do euro. Enquanto na região da moeda única, a actividade da construção avançou 1,8% em Abril, face ao mês anterior, em Portugal recuou 0,4%, naquele que foi o terceiro mês de quedas em cadeia.
Na União Europeia, a actividade da construção aumentou 1,2%, um desempenho impulsionado sobretudo pelos crescimentos expressivos de países como a Alemanha (3,3%), Hungria (6,5%) e Eslovénia (9,8%).
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda