Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cimento absorvente promete acabar com inundações nas cidades

As cheias e inundações podem ter os dias contados: o novo cimento TopMix Permeable produzido pela empresa britânica Lafarge Tarmac absorve mais de 3.300 litros de água por minuto e escoa-a quase imediatamente para o solo.

Bloomberg
André Vinagre andrevinagre@negocios.pt 23 de Setembro de 2015 às 21:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

Este novo cimento, que escoa mais de 3.300 litros de água em 60 segundos, foi desenvolvido no Reino Unido pela Lafarge Tarmac. A empresa quer erradicar as inundações e a água no asfalto em geral, tornando as estradas, parques de estacionamento e os passeios mais seguros, conta a Tech Insider.

O cimento TopMix pode também resolver o problema das inundações em zonas urbanas e residenciais, já que é muito absorvente e escoa a água directamente para o solo de forma quase imediata.

 

Através deste sistema, a água passa pelo cimento poroso para um sistema de drenagem, entrando depois nas águas subterrâneas.

O próprio asfalto também funciona como reserva de água durante inundações ou chuvas intensas. Além disso, em dias de calor, este asfalto não é tão quente como o asfalto normal.

 

No entanto, não será viável aplicar este cimento em locais de temperaturas muito frias, já que água acabaria por congelar e danificar o asfalto.

 

Este TopMix foi desenvolvido a partir do cimento permeável já existente há 50 anos, mas foi agora reformulado pela Lafarge Tarmac para que suporte o peso dos veículos.


Ver comentários
Saber mais Cimento asfalto inundações cheias TopMix Permeable Lafarge Tarmac
Outras Notícias