Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Custos da construção desaceleram em Janeiro

Os custos das construções de habitações novas abrandou entre Dezembro e Janeiro deste ano, numa altura em que aceleram os preços de manutenção e reparação de habitações.

Miguel Baltazar/Negócios
Inês F. Alves inesalves@negocios.pt 07 de Março de 2016 às 12:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova foi de 0,1%, menos do que os 0,2% registados em Dezembro, o que reflecte uma desaceleração do indicador. Já o Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação avançou 0,1% face ao período homólogo, contra uma variação nula em Dezembro e Novembro.

No que concerne os custos de construção, dados do INE revelam uma variação de 0,1% em Janeiro de 2016, face ao mesmo mês de 2015. Esta variação é inferior à registada no mês de Dezembro (+0,2%).

A desaceleração registada em Janeiro justifica-se pelo recuo do componente de "materiais", que caiu 1,1% em termos homólogos, menos 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior. Já a mão-de-obra apresentou fixou-se nos 1,1%, uma variação homóloga idêntica à registada em Dezembro de 2015.

Com base nestes dados, a variação homóloga dos custos de construção de novos apartamentos fixou-se nos 0,1% em Janeiro, menos do que no mês passado, em que o indicador se situou nos 0,2%.

No que diz respeito à componente moradias, o indicador evoluiu de forma idêntica em Dezembro e Janeiro, fixando-se nos 0,2%.

No que diz respeito ao Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação, este registou uma variação de 0,1% em Janeiro de 2016 face ao período homólogo, sendo que em Novembro e Dezembro a variação foi nula.

De referir que a componente "produtos" e "serviços" deste índice apresentaram variações homólogas de - 0,2% e 0,2%, respectivamente. Os dois indicadores tiveram uma variação nula em Dezembro.

Os valores em causa dizem respeito a Portugal continental.

 

 

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística INE Índice de Custos de Construção de Habitação Nova Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular Portugal conjuntura
Mais lidas
Outras Notícias