Construção Internacionalização reveste rua de Londres com mármore alentejano

Internacionalização reveste rua de Londres com mármore alentejano

A Mint Street, em Londres, está desde quarta-feira revestida com mármore português. Em destaque no Festival de Design de Londres, a obra de um designer cipriota junta a Experimenta Design e a Assimagra num programa de internacionalização da pedra portuguesa.
A carregar o vídeo ...
Lusa 01 de novembro de 2018 às 12:08

Londres conta a partir de ontem com uma rua revestida a mármore português. A Mint Street, na margem sul do Tamisa, recebeu a iniciativa da Experimenta Design e da Assimagra - Associação dos Recursos Minerais de Portugal.

A intervenção, descrita como "um tapete de mármore reciclado", foi feita com excedente da pedra que é rejeitada por empreiteiros, arquitectos e designers devido a falhas, descoloração ou imperfeições e que normalmente é enviado para escombreiras, os aterros das pedreiras.

O projecto foi desenvolvido pelo designer cipriota Michael Anastassiades para o programa Primeira Pedra, da Associação Portuguesa dos Industriais dos Mármores, Granitos e Ramos Afins (ASSIMAGRA), e a associação cultural Experimenta Design, em parceria com o Festival de Design de Londres. Esta é a primeira vez que é realizada uma obra com carácter permanente, adiantou à agência Lusa o director do evento, Ben Evans.

"É uma forma de contribuir para a comunidade e tornar distintiva uma área que não é uma parte nobre da cidade, dando um motivo de orgulho aos moradores, e, ao mesmo tempo, celebrar o mármore e mudar a percepção de que aquele que não é usado não tem qualidade", vincou.

A Mint Street é uma pequena rua no município de Southwark, no sul de Londres, numa área bastante pobre ao longo de vários séculos, onde viveu o escritor Charles Dickens, mas que está a ser alvo de uma regeneração urbana, protegendo os edifícios históricos típicos da era vitoriana, do final do século XIX.

O bairro foi sugerido por Anastassiades, designer cipriota conhecido pelo trabalho em mobiliário, iluminação e joalharia, que vive ali perto e que valorizou o facto de a rua ser uma das vias de entrada para um parque público.

Mármore de Estremoz

Na obra foram usadas 40 toneladas de mármore em vários tons de rosa e azul, transportados em dois camiões a partir de Estremoz, no Alentejo.

Guta Moura Guedes, presidente da Experimenta Design, que desenvolveu o projecto em parceria com o Festival do Design de Londres, destacou a mensagem transmitida da importância da economia circular e da colaboração entre indústria e designers.

"No fundo, este mármore é tão bom como o mármore que classificamos como sendo de maior qualidade para o mercado, são apenas os requisitos de quem o compra que o tornam mais ou menos importante. A criatividade permite uma reutilização de um material que, se não fosse assim, não seria utilizado e seria perdido".


Aposta nas exportações
Miguel Goulão, presidente da ASSIMAGRA, espera que esta intervenção aumente a visibilidade da rocha ornamental portuguesa, cuja indústria representa um volume de negócios anual de 1,2 mil milhões de euros e exportações de 350 milhões de euros, dos quais 21 milhões de euros para o Reino Unido.


"Quando conseguimos que estes grandes designers e arquitectos que trabalharam connosco no projecto Primeira Pedra se despertem para o interesse daquilo que é o nosso produto, estas coisas podem acontecer. E, no futuro, não tenho a menor dúvida de que elas acontecerão em muito maior escala, porque isto é dar a visibilidade que a nossa pedra merece e já merecia há muito tempo", defendeu.

O Primeira Pedra é um programa internacional desenvolvido desde 2016 pela Experimenta Design, cofinanciado pela União Europeia e enquadrado no PORTUGAL 2020, que explora o potencial da pedra portuguesa associando a indústria ao design através do desenvolvimento de utilizações inovadoras da matéria-prima.

Para 2019 e 2020, estão previstas novas acções da iniciativa Primeira Pedra, que vão também associar artistas plásticos e cujo resultado será apresentado em Veneza, Paris e EUA, culminando numa exposição retrospetiva, em Lisboa, de todos os projectos e peças desenvolvidas desde o lançamento.




Marketing Automation certified by E-GOI