pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Mais de 9 mil milhões de euros de obras públicas lançados a concurso até outubro

De acordo com a AICCOPN, nos primeiros dez meses deste ano os contratos de empreitadas assinados totalizaram 6,9 mil milhões de euros, mais 76% do que no mesmo período de 2024, impulsionados sobretudo pelo da alta velocidade Porto–Oiã.

O número de concursos de obras públicas lançados até outubro aumentou 56%.
O número de concursos de obras públicas lançados até outubro aumentou 56%. Bruno Colaço / Jornal de Negócios
10:47

Este ano, até outubro, foram lançados 6.620 concursos de empreitadas de obras públicas, no montante global de 9.164 milhões de euros, o que representa, face ao mesmo período de 2024, aumentos de 56% em número de procedimentos e de 31% em montante. De acordo com o barómetro divulgado esta quarta-feira pela Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), o valor alcançado em 10 meses supera igualmente o de todo o ano passado (8.373 milhões)

Nestes primeiros dez meses de 2025, o montante dos contratos de empreitada de obras públicas celebrados através de concursos públicos ascendeu, por seu lado, a 5.859 milhões de euros, “mantendo uma trajetória de forte crescimento, impulsionada sobretudo pela celebração do contrato da linha de alta velocidade Porto–Oiã, no valor de 1.661 milhões de euros”, explica a AICCOPN. Um valor que representa um aumento de 84% face aos 3.180 milhões de euros contratados no mesmo período de 2024.

Relativamente às empreitadas de obras públicas adjudicadas por ajuste direto/consulta prévia, o barómetro aponta igualmente para uma evolução positiva, embora mais moderada, com um crescimento de 11% em termos homólogos.

Desta forma, e globalmente, até ao final de outubro o valor das empreitadas de obras públicas com contratos celebrados e registados no Portal Base fixou-se em 6.885 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 76% face aos 3.906 milhões apurados o mesmo período de 2024.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio