Mais de 9 mil milhões de euros de obras públicas lançados a concurso até outubro
De acordo com a AICCOPN, nos primeiros dez meses deste ano os contratos de empreitadas assinados totalizaram 6,9 mil milhões de euros, mais 76% do que no mesmo período de 2024, impulsionados sobretudo pelo da alta velocidade Porto–Oiã.
Este ano, até outubro, foram lançados 6.620 concursos de empreitadas de obras públicas, no montante global de 9.164 milhões de euros, o que representa, face ao mesmo período de 2024, aumentos de 56% em número de procedimentos e de 31% em montante. De acordo com o barómetro divulgado esta quarta-feira pela Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), o valor alcançado em 10 meses supera igualmente o de todo o ano passado (8.373 milhões)
Nestes primeiros dez meses de 2025, o montante dos contratos de empreitada de obras públicas celebrados através de concursos públicos ascendeu, por seu lado, a 5.859 milhões de euros, “mantendo uma trajetória de forte crescimento, impulsionada sobretudo pela celebração do contrato da linha de alta velocidade Porto–Oiã, no valor de 1.661 milhões de euros”, explica a AICCOPN. Um valor que representa um aumento de 84% face aos 3.180 milhões de euros contratados no mesmo período de 2024.
Relativamente às empreitadas de obras públicas adjudicadas por ajuste direto/consulta prévia, o barómetro aponta igualmente para uma evolução positiva, embora mais moderada, com um crescimento de 11% em termos homólogos.
Desta forma, e globalmente, até ao final de outubro o valor das empreitadas de obras públicas com contratos celebrados e registados no Portal Base fixou-se em 6.885 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 76% face aos 3.906 milhões apurados o mesmo período de 2024.
Mais lidas