Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Obras públicas: concursos promovidos crescem 20%, mas contratos caem 4%

Nos primeiros oito meses do ano foram lançadas a concurso empreitadas de obras públicas no total de 3,4 mil milhões de euros, mas os contratos celebrados ficaram-se por metade desse valor.  

Em 2019, o investimento em imobiliário atingiu 27,2 mil milhões de euros, sendo      5,4 mil milhões de origem externa.
DR
Negócios 23 de Setembro de 2020 às 12:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos nos primeiros oito meses do ano atingiram os 3.422 milhões de euros, um valor que representa um aumento de 20% face ao registado no período homólogo do ano passado.

De acordo com o barómetro divulgado esta quarta-feira pela Associação dos Industriais de  Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), os concursos abertos e objeto de anúncio em Diário da República ao longo do corrente ano a mantêm "um volume anual acumulado que se situa em máximos históricos desde o início desta série que remonta a 2010".

No entanto, a associação faz notar que o total de contratos de empreitadas celebrados até ao final de agosto, e que estão reportados no Portal Base, situou-se nos 1.,749 milhões de euros, menos 4% em termos homólogos.


Por modalidade, os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos recuaram 7% nos primeiros oito meses para 1.291 milhões, enquanto os celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias ficaram-se pelos 292 milhões, menos 5% face ao mesmo período de 2019.

No caso de outras modalidades de contratos de obras públicas, a AICCOPN adianta que atingiram até agosto os 166 milhões, o que equivale a uma subida de 39%.

Ver comentários
Saber mais construção obras públicas AICCOPN
Mais lidas
Outras Notícias