Produção na construção suaviza queda e emprego acelera ligeiramente no final do ano
Os dados do INE mostram que o índice de produção na construção teve uma queda de 0,8% em Dezembro em termos homólogos. Em Novembro, este indicador teve uma variação homóloga de -1,9%. Em relação ao emprego no sector, registou-se um aumentou 0,6%, (0,1% no mês anterior).
A produção na construção continuou a cair em Dezembro. Os dados divulgados esta sexta-feira, 10 de Fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que o índice de produção teve uma variação homóloga de -0,8% em Dezembro. Em Novembro, este indicador tinha registado uma variação homóloga de -1,9%.
"Em Dezembro de 2016, e pela primeira vez na presente base, o segmento da Construção de Edifícios apresentou taxa de variação homóloga positiva (1,1%, que compara com uma redução de 0,4% no mês anterior), contribuindo com 0,7 pontos percentuais (p.p.) para o índice agregado. Por seu lado a Engenharia Civil registou uma variação homóloga de -3,6% em Dezembro (- 4,2% em Novembro) e um contributo de -1,5 p.p. para a variação total do índice", pode ler-se no documento do INE.
Em relação ao índice de emprego, os dados do gabinete de estatística indicam um crescimento de 0,6% em termos homólogos em Dezembro. No mês de Novembro, este indicador tinha aumentado 0,1% em termos homólogos.
No entanto, as remunerações não seguiram a mesma tendência. Os dados mostram que o índice de remunerações efectivamente pagas agravou a sua queda em Dezembro. Este índice diminuiu 2,8% em termos homólogos em Dezembro. No mês anterior, o índice de remunerações efectivamente pagas recuou 0,7% em termos homólogos.
Mais lidas