Luís Filipe Vieira 'atira-se' à Mesa da Assembleia Geral e deixa alerta aos sócios do Benfica
Em carta dirigida aos benfiquistas, Luís Filipe Vieira - que terça-feira assumiu a candidatura à presidência do Benfica - critica as regras do processo eleitoral, exige que a Mesa da Assembleia Geral proceda com "transparência, imparcialidade e lisura" e quer clarificados os locais e condições em que os sócios encarnados poderão exercer o seu direito de voto.
"A menos de dois meses e meio do ato eleitoral os sócios benfiquistas dos distritos de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Guarda, Portalegre, Beja e Faro, por exemplo, não sabem como se devem organizar para irem votar. Não sabem estes e os sócios dos outros locais quantas secções de voto estarão disponíveis em cada Distrito, não sendo concebível que optem por não votar devido à impossibilidade de percorrerem distâncias desmobilizadoras. É isso que os titulares dos órgão sociais pretentem?", pode ler-se no documento a que Record teve acesso.
PUB
Vieira prossegue que todos têm de poder exercer o direito de voto independentemente do local onde residirem." É para este propósito que se alertam os sócios residentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira e os que residam fora de Portugal que pode estar em curso um intencional processo de os afastarem do ato eleitoral. A Mesa da Assembleia Geral – alheando-se de responsabilidades – informa no dito comunicado de 8 de Agosto que – apenas - poderão exercer o voto por meios eletrónicos se todas as candidaturas formalizadas o consentirem. Ora, é público que algumas dessas intenções de candidatura, pautadas por ostensivo taticismo eleitoral, querem confinar o voto aos sócios que o passam fazer presencialmente. Num clube com mais de 400.000 sócios conformam-se – esses candidatos - que votem apenas aqueles que residam nas proximidades dos locais que a Direção e Mesa definirem como “adequados” ", refere.
Veiria diz que a "Mesa tem o dever de zelar pelos interesses de todos os sócios – e não apenas dos apoiantes de algumas candidaturas" e frisa: "Defenderei que, através de voto eletrónico, ou de qualquer outro modo de votação à distância, seja garantido o direito de voto aos sócios que não residam no Porto, em Braga, em Coimbra ou em Lisboa. O Benfica é um Clube do Mundo, não é dos locais que a conjuntura define.
Saber mais sobre...
Saber mais Futebol Votação Luís Filipe Vieira Sport Lisboa e Benfica Beja Coimbra Portugal BragançaMais lidas
O Negócios recomenda