Ações de Vieira no Benfica foram compradas por investidor dos EUA por 5,33 milhões
As mais de 700 mil ações da SAD encarnada foram leiloadas na terça-feira e arrematadas a um preço unitário de 7,07 euros.
As ações da SAD do Benfica que pertenciam a Luís Filipe Vieira foram adquiridas pelo empresário norte-americano Jean-Marc Chapus, avança esta quinta-feira o Record.
A aquisição no leilão realizado pela JB Capital do lote de 753.615 ações foi feita pelo veículo de investimento Plural Markets, que investiu 5,33 milhões.
A operação, que já foi contestada pela SAD liderada por Rui Costa, que invoca o direito de preferência, colocará Chapus como terceiro maior acionista da sociedade anónima desportiva do clube da Luz. Atualmente, o Sport Lisboa e Benfica — Futebol possui 40% do capital e 23,65% estão nas mãos do Sport Lisboa e Benfica SGPS. José António dos Santos detém 13,67% diretamente da SAD, a que soma outros 2,71%, através do Grupo Valouro SGPS, de que é um dos donos.
A SAD do Benfica poderá ainda tentar vetar a entrada no capital de Chapus com base nos estatutos, que permitem impedir a entrada acionistas de referência caso estes sejam concorrentes do Benfica, por exemplo, detendo participações noutros clubes de futebol.
Chapus é co-fundador da Crescent Capital e detém participações na equipa de basebol Milwaukee Brewers e no clube de futebol inglês Norwich City.
Em agosto do ano passado, a Bloomberg avançava que um grupo de investidores norte-americanos pretendia comprar a posição de José António dos Santos. Entre o conjunto de empresários que formava esse grupo estava Chapus.
Mais lidas