Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Câmara de Braga oficializa saída da SAD mais de quatro meses depois

A 31 de Outubro, o município presidido por Ricardo Rio deixou a SAD do Sporting Clube de Braga. Vendeu 17% do capital. Só em Março foi comunicado por escrito. Um mês depois é oficializada.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 07 de Abril de 2017 às 18:42
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A Câmara de Braga oficializou mais de quatro depois meses a saída do capital da sociedade anónima desportiva do clube da cidade. A operação geriu menos-valias de 800 mil euros ao município.

 

"A Sporting Clube de Braga - Futebol SAD, com sede no Estádio Municipal de Braga, comunica nos termos dos artigos 16.º e 17.º do Código dos Valores Mobiliários que a Câmara Municipal de Braga informou esta sociedade em 10 de Março de 2017 que alienou em bolsa, no dia 31 de Outubro de 2016, a sua participação de 16,67% do capital social da sociedade, deixando de ter qualquer participação no mesmo", indica um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

O Negócios deu conta, a 1 de Novembro, da operação que envolveu a troca de 200 mil acções na Bolsa de Lisboa, relacionando-a com a obrigatoriedade de venda com que a câmara estava comprometida.

 

Com a operação, confirmada pelo presidente social-democrata Ricardo Rio à SAD liderada por António Salvador, o município já não tem qualquer acção da sociedade.

 

A alienação ocorreu ao preço mínimo de 1 euro definido pela autarquia depois da decisão da assembleia municipal de vender a posição de 17%. Ou seja, por cada acção, a edilidade assumiu a perda de 4 euros, já que todas foram adquiridas a 5 euros. A câmara regista uma menos-valia de 800 mil euros – a posição tinha sido constituída por 1 milhão de euros e só rendeu, agora, 200 mil euros.

 

A saída da câmara do capital da SAD bracarense deve-se a obrigatoriedade legal (sair do capital era uma solução) e à ideia de que a "câmara municipal não deve ser accionista de SAD", explicou já o presidente.  

 

As acções foram vendidas a 1 euro em Outubro e, esta sexta-feira, fecharam em 1,10 euros. 

Ver comentários
Saber mais Estádio Municipal de Braga Sporting Clube de Braga Câmara Municipal de Braga Comissão do Mercado de Valores Mobiliários Ricardo Rio António Salvador
Mais lidas
Outras Notícias