Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Medalhados olímpicos começaram canoagem como divertimento de Verão

A canoagem era uma actividade de Verão. Os resultados permitiram que se tornassem atletas com vários títulos. Agora, Emanuel Silva, nos seus terceiros Jogos Olímpicos, e Fernando Pimenta, nos primeiros Jogos a que vai, conseguem a medalha de prata

Alexandra Machado amachado@negocios.pt 08 de Agosto de 2012 às 13:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 31
  • ...
"Um conselho que eu gostava de dar aos mais novos ou aqueles que estão a iniciar a pratica da canoagem é que se têm objectivos e sonhos na vida que lutem por eles mas isto só se consegue com esforço, amor, dedicação sofrimento". As palavras são de Emanuel Silva e estão escritas no seu blogue. O canoísta português, que esta quarta-feira, em dupla com Fernando Pimenta, ganhou a medalha de prata na categoria K2 1000 metros, é atleta de alta competição. Londres são as suas terceiras olimpíadas. Para o seu parceiro, Fernando Pimenta, são os primeiros Jogos em que participa. E, por isso, a Federação Portuguesa de Canoagem garante que é "um dos atletas nacionais com mais margem de progressão na canoagem".

Emanuel Silva nasceu em Braga, há 26 anos. Começou a praticar canoagem em 1997 no Clube Náutico de Fão. "Na altura, com 11 anos, comecei por curiosidade este desporto unicamente de Verão". E até chegou a admitir desistir. "A minha primeira prova foi um pouco estranha porque nessa prova virei umas cinco vezes, tendo pensado várias vezes em desistir da canoagem visto que eu não conseguia obter resultados que me agradassem", diz no seu blogue. Os resultados começaram a aparecer e ganhou-se um atleta medalhado.

Aos 16 anos, Emanuel Silva tornou-se campeão em três distâncias: 500, 1000 e 10.000 metros. Foi campeão do Mundo de Juniores (K1 500m), bicampeão Europeu de Sub-23 (K1 1000m) e campeão Europeu de Seniores (K4 1000m).

"À medida que os resultados iam aparecendo a minha vontade tornava-se maior mas era difícil conciliar os treinos no clube náutico de Fão, visto que vivo em Braga, mas tive a oportunidade de poder mudar para um clube mais perto de casa, o Clube Náutico de Prado". Mas, com o seu treinador José de Sousa, trocou este clube pelo Sporting em finais de Dezembro do ano passado.

Desde os Jogos de Pequim, Emanuel Silva já teve de ser operado duas vezes a uma hérnia e segundo o "site" da Federação Internacional de Canoagem, Emanuel Silva sofrerá de nefropatia (doença do rim), o que tem dificultado o treino.

No perfil dos atletas disponível no "site" oficial dos Jogos Olímpicos de Londres, fala-se de Emanuel Silva, que tem uma filha, como estudante de enfermagem. Também Fernando Pimenta é estudante, estando na área da saúde, em Reabilitação Psicomotora. "Neste momento estou a estudar na Universidade Fernando Pessoa na unidade de Ponte de Lima para conciliar melhor os estudos com os treinos", escreve na sua página do Facebook.

Fernando Pimenta, natural de Viana do Castelo, fará na próxima semana, dia 13 de Agosto, 23 anos e já terá uma medalha olímpica ao peito. Com o treinador Hélio Araújo, pratica canoagem no Clube Náutico de Ponte de Lima.

"Iniciei a prática da canoagem em 2001 como uma nova experiência e para ocupação do tempo livre no Verão". Antes da canoagem, Fernando Pimenta praticava natação, o que fez durante oito ou nove anos. Mas a canoagem surgiu depois como desporto de preferência e em 2004 conquista o primeiro título nacional em K2 em Esperanças. Em 2005 consegue os primeiros títulos em K1.

"Este ano foi muito importante para mim, pois, foi neste mesmo ano que consegui entrar pela primeira vez na selecção nacional, fiz a minha primeira prova internacional (Festival Olímpico da Juventude Europeia) e tive a primeira medalha internacional (medalha de ouro k4 500mts) e a partir deste ano comecei a trabalhar ainda mais pois encontrei novos desafios para a minha vida desportiva", escreve na sua página de Facebook.






Ver comentários
Saber mais Jogos Olímpicos Londres Medalha prata canoagem Emanuel Silva Fernando Pimenta
Outras Notícias