pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Nos faz cobertura do Estádio da Luz em 5G

O estádio 5G é como as duas partes chamam ao projeto de cobertura do recinto desportivo do Benfica com a tecnologia mais avançada e que vai permitir novos serviços aos adeptos, mas também novas possibilidades ao próprio clube,

CofinaEditor_2021-04-09_10_19_47NOSApresentaOprimeiroestdio5G.mp40.jpeg
CofinaEditor_2021-04-09_10_19_47NOSApresentaOprimeiroestdio5G.mp40.jpeg
09 de Abril de 2021 às 12:00

A Nos instalou na cobertura do estádio do Sport Lisboa e Benfica uma rede 5G, o que, segundo anunciaram as duas partes esta sexta-feira, 9 de abril, "vai permitir aos mais de 65 mil adeptos que o estádio do Sport Lisboa e Benfica comporta, uma experiência de acesso à internet móvel em média 10 vezes mais rápida, com velocidades superiores a 1 Gbps", possibilitando "downloads" e "uploads" de fotografias ou vídeos de "forma quase instantânea", ou vídeochamadas "sem qualquer interrupção", mesmo com "o estádio na sua máxima capacidade".

A rede vai permitir, também, processar uma quantidade maior de dados no estádio. Antes da pandemia, com o estádio ainda com público a média de volume de dados por jogo ultrapassava 1 terabyte. Em comunicado antecipa-se que "com o 5G este número duplique ou triplique".

Sem adiantar muitos pormenores, o comunicado avança, ainda, que se pretende com a rede 5G avançar com tecnologias como a realidade virtual e realidade aumentada. Mas também dando estatísticas do jogo e jogadores em tempo real, possibilidade de escolher ângulo a partir do qual se quer ver o jogo, "ativando em tempo real uma das muitas câmaras que estão a ser utilizadas na emissão", ou fazer "streaming" de vídeo em direto.

São estas, diz o comunicado, "algumas das inúmeras experiências que os amantes de futebol poderão viver no primeiro estádio 5G".

Além da experiência para oa adeptos, a Nos e o Benfica garantem que a rede 5G instalada terá um efeito "direto no funcionamento do Benfica", já que será utilizada para "otimizar a comunicação entre equipas técnicas, medir de forma precisa a performance dos jogadores e aceder a estatísticas e análises táticas em tempo real".

A cobertura 5G do estádio da Luz é feita com um sistema de antenas 5G em cada uma das palas do estádio, que "garante a cobertura plena das bancadas", sendo complementada por um sistema de células 5G para cobertura de zonas estratégicas do estádio, como centro de iImprensa e camarotes.

O projeto foi desenvolvido nos últimos seis meses. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio