pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Oficial: Sérgio Conceição é o novo treinador do FC Porto

A notícia já vinha sendo anunciada nos últimos dias, mas agora é oficial. Sérgio Conceição é o novo treinador do FC Porto, tendo assinado contrato para as próximas duas épocas desportivas.

Sérgio Conceição Porto
Sérgio Conceição Porto Correio da Manhã
08 de Junho de 2017 às 16:38

O FC Porto confirmou, em comunicado enviado, esta quinta-feira, 8 de Junho, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que Sérgio Conceição é o novo treinador da equipa principal azul e branca. Na nota enviada ao regulador, a SAD portista adianta que o compromisso assinado entre as partes é válido para as próximas duas épocas desportivas, 2017-2018 e 2018-2019.

É assim oficial que Conceição está de regresso ao clube no qual fez parte da formação, tendo tido duas passagens na equipa A dos dragões. Na primeira (1996-1998), o antigo ala-direito foi bicampeão pelo clube, enquanto na segunda passagem (2004), sob o comando de José Mourinho, cumpriu apenas meia época ao serviços dos dragões. 

A assinatura do contrato com o Porto acontece dois depois depois de Sérgio Conceição ter rescindido o vínculo contratual com o Nantes, clube francês com o qual o treinador português assinara, há poucas semanas, um novo contrato até 2020, isto depois de o técnico luso ter garantido a manutenção da equipa na primeira divisão da liga francesa. Concretizada a desvinculação, na terça-feira, o Nantes explicava que Sérgio Conceição mostrara uma "vontade irreversível de se juntar ao FC Porto sem demora".

Sérgio Conceição é o novo treinador do FC Porto.

Bem-vindo!

Conferência de imprensa Live 17h#FCPorto #BemVindoSergio pic.twitter.com/7tAIyAv7Nv

Apesar de ter apenas 42 anos de idade, Conceição já passou por diversos clubes depois de ter iniciado a carreia como treinador-adjunto em 2010-2011, ao serviço do StandarddeLiége. Desde então, Conceição já passoupeloOlhanense, Académica, Braga, Vitória de Guimarães e, na última época, pelo referido Nantes.

Concretiza-se assim a chegada de Sérgio Conceição aos dragões, isto depois de na época 2015-2016 ter sido ventilada a hipótese de ser o antigo internacional A o substituto de Julen Lopetegui no como treinador do Porto. Nessa ocasião, o treinador acabou por permanecer ao leme do Vitória de Guimarães, acabando por ser José Peseiro a suceder ao treinador espanhol. 

Sérgio Conceição terá uma tarefa difícil, a de recolocar o Porto no rumo das vitórias, já que o clube somou em 2017 a quarta época consecutiva sem se sagrar campeão, o pior ciclo desde que Pinto da Costa chegou à presidência dos dragões no início dos anos 1980. 

O treinador ficou ontem a saber que não contará no plantel com alguns dos melhores jogadores, isto depois de Fernando Gomes, administrador da SAD, ter confirmado que na próxima janela de transferências o Porto será obrigado a alienar o passe de alguns futebolistas, desde logo por forma a garantir o cumprimento das regras do chamado "fair-play" financeiro da UEFA. 

Momentos depois da comunicação feita à CMVM, o presidente do clube e da SAD, Pinto da Costa, apresentava, no Estádio do Dragão, fazia a apresentação de Sérgio Conceição, dizendo que "sabemos que o teu coração é muito grande, é azul e branco, por isso sê bem-vindo". "Sei que o teu sonho era este", prosseguiu Pinto da Costa.

O novo técnico assumiu que a chegada ao Dragão é o "concretizar de um sonho. Um sonho, uma etapa como foram tantas outras na minha vida". "Sei que tenho qualidade no trabalho", afiançou Sérgio Conceição que promete exigência, rigor e disciplina "para, no fim, dar a todos os portistas títulos". Foi com "enorme alegria e amor ao clube que eu vim", disse mostrando-se "convencido que vou conseguir em Maio estar feliz" 

(Notícia actualizada às 17:00)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio