Pagamento aos clientes do BPP avança
A Comissão Directiva do Sistema de Indemnização aos Investidores, apesar da providência cautelar interposta por mais dois bancos portugueses, Banco Comercial Português, SA e Banco Activobank, decidiu avançar com o pagamento aos clientes do Banco Privado Português.
A Comissão Directiva do Sistema de Indemnização aos Investidores, apesar da providência cautelar interposta por mais dois bancos portugueses, Banco Comercial Português, SA e Banco Activobank, decidiu avançar com o pagamento aos clientes do Banco Privado Português. A decisão foi comunicada hoje em comunicado e surge depois de a Comissão Directiva do Sistema de Indemnização aos Investidores (SII) ter deliberado “reconhecer a existência de grave prejuízo para o interesse público” com a providência cautelar interposta pelos bancos portugueses acerca da utilização do SII para pagar as indemnizações aos clientes do Banco Privado Português. Deste modo, a Comissão Directiva do SII determinou que prossiga a execução dos actos e procedimentos com vista ao pagamento das indemnizações devidas aos clientes do BPP. “Vão assim prosseguir os procedimentos para o pagamento das indemnizações que vierem então a ser apuradas que será feito mediante o financiamento que foi pedido ao Fundo de Garantia de Depósitos ou, caso este financiamento não possa ser executado, mediante outro financiamento alternativo a contrair pelo SII”, explica a mesma fonte.
A decisão foi comunicada hoje em comunicado e surge depois de a Comissão Directiva do Sistema de Indemnização aos Investidores (SII) ter deliberado “reconhecer a existência de grave prejuízo para o interesse público” com a providência cautelar interposta pelos bancos portugueses acerca da utilização do SII para pagar as indemnizações aos clientes do Banco Privado Português.
Deste modo, a Comissão Directiva do SII determinou que prossiga a execução dos actos e procedimentos com vista ao pagamento das indemnizações devidas aos clientes do BPP.
Vai também prosseguir a “prática de todas as operações materiais que permitam a identificação dos titulares elegíveis de créditos a indemnizações do SII e o apuramento dos respectivos montantes”
O processo com vista a efectuar o pagamento aos clientes do BPP estava parado depois de a Comissão Directiva do SII ter sido notificada da providência cautelar interposta pelos bancos portugueses acerca da sua utilização do SII para compensar os clientes do BPP. Esta iniciativa jurídica dos principais bancos, com excepção da Caixa Geral de Depósitos, traduz-se na tentativa de impugnação não só da utilização do SII, mas também do Fundo Garantia de Depósitos e da execução do empréstimo deste ao SII.
Mais lidas