Acções da Yahoo disparam após despedimento da presidente executiva
As acções da empresa de serviços de Internet estão em alta, no dia em que o conselho de administração da Yahoo anunciou ter demitido a presidente executiva, Carol Bartz, que ocupava o cargo há cerca de dois anos e meio.
A empresa de serviços de Internet anunciou também uma avaliação estratégica para revitalizar o crescimento da empresa.
Após estes anúncios as acções da empresa dispararam, estando agora a subir 6,51% para 13,75 dólares. Na sessão de hoje já chegaram a ganhar 8,44% para 14 dólares.
Carol Bartz, de 63 anos, será agora substituída por Tim Morse, director financeiro, mas deverá ser apenas temporariamente, até a empresa encontrar um novo presidente executivo.
Apesar de não ter adiantado os motivos da demissão de Bartz, o presidente da Yahoo, Roy Bostock, agradeceu à responsável os serviços que prestou à empresa num período de "transição" que definiu como "crítico perante uma situação macroeconómica muito desafiante".
A Yahoo tem tido dificuldades em manter a sua quota de mercado perante a concorrência crescente de empresas como a Google e Facebook, e tem realizado mudanças no seu conselho de administração.
Nos últimos tempos a Yahoo reduziu em quase metade o número de membros do seu conselho de administração, passando de 14 para oito pessoas, de acordo com a Lusa.
No último trimestre, a Yahoo registou um aumento dos lucros líquidos de 11% face ao período homólogo de 2010, porém as suas receitas caíram 5%.
A demissão de Bartz ocorre apenas duas semanas depois de Steve Jobs ter anunciado o seu afastamento da liderança da Apple, outra das grandes empresas de Sillicon Valley.