Automóvel Acordo de estivadores permite a Autoeuropa só parar 10 dias em Dezembro

Acordo de estivadores permite a Autoeuropa só parar 10 dias em Dezembro

O acordo assinado esta sexta-feira para normalizar as operações no porto de Setúbal permitem à Autoeuropa voltar aos planos iniciais e apenas parar durante 10 dias em Dezembro.
Acordo de estivadores permite a Autoeuropa só parar 10 dias em Dezembro
Bruno Simão
Pedro Curvelo 14 de dezembro de 2018 às 14:55
O acordo assinado esta sexta-feira entre o sindicato dos estivadores e as empresas operadoras do porto de Setúbal permite à Autoeuropa voltar aos planos iniciais e apenas suspender a produção por 10 dias durante o mês de Dezembro, indicou ao Negócios o coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa.

Fausto Dionísio confirmou que com a resolução do conflito laboral no porto de Setúbal as únicas interrupções na produção da fábrica de Palmela serão as que já tinham sido anunciadas no início deste mês: a suspensão dos dois turnos deste domingo, dia 9 de Dezembro, a supressão do turno da tarde de dia 22 e a paragem entre 23 de Dezembro e 3 de Janeiro.

Estas paragens decorrem dos problemas enfrentados pelas fábricas de motores da Volkswagen, uma na Polónia e outra na Alemanha, que enfrentam falta de componentes para fabricarem os motores para a marca alemã.

As paragens de 24 e 31 de Dezembro e a 2 e 3 de Janeiro serão consideradas férias colectivas, enquanto as interrupções de 9, 22, 23 e de 26 a 30 de Dezembro são classificadas como dias sem produção.

Na quinta-feira, o Negócio apurou que a administração da fábrica da Volkswagen em Palmela já estava a notificar os fornecedores de componentes para interromperem os fornecimentos, uma vez que a unidade iria suspender a produção durante 20 dias, com início provável a 17 de Dezembro.

Esta sexta-feira, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou o acordo entre os estivadores e o porto de Setúbal, que prevê a integração imediata de 56 trabalhadores eventuais e "a curto prazo" de mais 10 a 37 estivadores.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI