Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

AEP apoiou internacionalização de 3.000 empresas

A associação realçou o trabalho feito nos últimos 26 anos através de missões comerciais multissectoriais e participação em feiras. As acções abrangeram 72 países.

AEP 'despacha' parques empresariais e extingue várias participadas
Alexandra Noronha anoronha@negocios.pt 11 de Agosto de 2016 às 13:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) já apoiou a internacionalização de 3.000 empresas, em 26 anos, segundo adiantou a entidade em comunicado. Com 476 acções em 72 países, a AEP salientou a participação "das fileiras da construção, do agroalimentar, da saúde e do mobiliário e decoração, que são as que mais têm aproveitado os programas de apoio à internacionalização empresarial e de fomento das exportações que a AEP leva a cabo desde 1990".


Para este ano, a AEP tem previstas 31 acções em 27 mercados. Além disso, a associação "encarrega-se da deslocação a Portugal de grupos de compradores estrangeiros (missões inversas) e da organização de seminários informativos, encontros de negócios "business to business" e reuniões com agências públicas de investimentos, organismos multilaterais e câmaras de comércio e indústria, assim como de acções de "mentoring" sobre mercados ainda pouco explorados pelas pequenas e médias empresas (PME) portuguesas", salientou a AEP no mesmo comunicado.


Em 2015 foram fechados 114 negócios no âmbito desta estratégia, com 38 acções em 23 mercados que contaram com 263 participantes. Além disso, foram expressas cerca de 1.500 intenções de negócio, depois de 8.251 contactos efectuados, revelou a AEP.


"Sectorialmente, a fileira da construção foi a maior protagonista, com 60 participações, 40 das quais pertenceram a fabricantes ou distribuidores de materiais de construção. Seguiram-se os operadores dos sectores da alimentação (20), bebidas (19), mobiliário e artigos para casa (13) e decoração de interiores e exteriores (11)", adiantou o mesmo comunicado.


O programa de internacionalização é co-financiado pelo Compete 2020.


A AEP retomará as iniciativas em Setembro. E em Dezembro irá ter lugar uma missão empresarial à Etiópia "para prospeção comercial e recolha de informação sobre os planos de combate à pobreza, de incremento da competitividade agrícola do país e de investimentos em infraestruturas que o Governo etíope tem em curso, com o apoio de organizações multilaterais".  

Ver comentários
Saber mais Associação Empresarial de Portugal AEP empresas PME internacionalização missão empresarial
Mais lidas
Outras Notícias