Alojamento e transportes impulsionam em 6,8% o volume de negócios nos serviços em janeiro
Já os índices de emprego e remunerações subiram 4% e 9,1% em janeiro, respetivamente.
O índice de volume de negócios nos serviços acelerou 6,8% no primeiro mês do ano face ao mesmo mês do ano anterior, e avançou 4,7 pontos percentuais em comparação a dezembro, segundo os dados revelados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Já o índice não ajustado dos efeitos da sazonalidade passou de uma variação homóloga de 4% em dezembro para 6,5% em janeiro. A variação mensal foi de 5,6% em janeiro, após uma redução de 2,5% em dezembro.
A impulsionar esta subida esteve, sobretudo, o alojamento e restauração, que subiram 6,5% relativamente ao período homólogo e, mesmo face ao mês anterior, somaram 2,1 pontos percentuais. Esta secção agregada contribuiu 1,4 pontos percentuais para o total do volume de negócios.
O mesmo contributo tiveram os transportes e armazenagem, que cresceram 5,4% em janeiro e 2,7% em relação a dezembro, seguido das atividades ligadas ao setor imobiliário, administrativos e serviços e ainda consultoria, científicas, técnicas.
O emprego e remunerações aceleraram também 4% e 9,1%, respetivamente, no início do ano, tendo aumentado 4% e 8% desde dezembro.
Mais lidas