Audi deverá comprar a Ducati por 860 milhões de euros
O construtor automóvel alemão terá chegado a acordo para adquirir a fabricante de motas de Itália.
A Audi e a principal accionista da fabricante de motos, Investindustrial, chegaram hoje a acordo e deverão anunciar a operação amanhã, quarta-feira, segundo foi noticiada já na semana passada.
Hoje, foi noticiado o valor da operação mas já tinha sido divulgado, na semana passada, que a Audi estaria a efectuar "due diligence" às contas da fabricnate italiana. "Due diligence" é o processo em que uma empresa estuda as obrigações financeiras, legais ou de outra natureza, para se certificar de que o valor da empresa que pondera comprar não deverá sofrer um choque inesperado.
Os analistas é que não acolheram a notícia com optimismo. Arndt Ellinghorst, analista do sector automóvel do Crédit Suisse, disse que esta operação representa uma distracção para a Volkswagen, que está agora a trabalhar para integrar outras marcas recentemente adquiridas no maior grupo automóvel da Europa. A Volkswagen comprou a Porsche, a MAN e a Scania.
"A aquisição da Ducati é provocada pela paixão da Volkswagen por marcas e não pela lógica industrial ou financeira”, disse Ellinghorst citado pela agência noticiosa.
A Audi e a Investiduntrial poderão concordar em não divulgar o valor da operação, adiando a sua divulgação para as vésperas da reunião anual de accionistas da Volkswagen, diz a Reuters.
Mais lidas