pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Autoridades da Alemanha autorizam Unicredit a adquirir 29,99% do Commerzbank

O aumento da participação do Unicredit no Commerzbank para 29,9% põe o banco italiano à beira de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA).

Andrea Orcel
Andrea Orcel Massimo Di Vita/Getty Images
14 de Abril de 2025 às 17:17

A autoridade da concorrência da Alemanha aprovou a aquisição pelo banco italiano UniCredit de uma participação direta de até 29,99% no alemão Commerzbank.

No anúncio de 'luz verde', a agência federal defende que a concorrência no setor bancário não está em causa com a aquisição pelo UniCredit de uma participação de até 29,99% no Commerzbank.

A autoridade da concorrência concentrou a sua análise nos negócios bancários de retalho e de empresas.

O Banco Central Europeu (BCE) já tinha autorizado, em março, a aquisição do Commerzbank pelo UniCredit. A administração do banco alemão é contra o negócio e também o Governo da Alemanha tem mostrado desagrado.

Após a decisão do BCE, o Unicredit disse que, embora a aprovação evidencie a sua solidez financeira, "existem ainda muitos fatores que determinarão as etapas futuras" e indicou que ainda são necessárias mais aprovações antes de aumentar a sua posição acionista no banco alemão.

Segundo o Unicredit, o calendário inicial para decidir sobre uma fusão potencial poderá ser estendido "muito além do fim de 2025".

O UniCredit manifestou ainda esperança na oportunidade de se envolver num diálogo construtivo com o novo Governo da Alemanha assim que este for formado.

Um dos principais bancos de Itália, o Unicredit tem operações fortes em vários países europeus, tem feito várias movimentações que estão a agitar o setor bancário europeu, sendo a principal a aquisição de uma posição importante no alemão Commerzbank, que relançou o tema das fusões transfronteiriças na banca europeia e abriu uma brecha nacionalista entre Roma e Berlim.

O aumento da participação do Unicredit no Commerzbank para 29,9% põe o banco italiano à beira de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA).

A perda de controlo do Commerzbank faz recrudescer os receios de perda de empregos e de problemas económicos na Alemanha, desde logo por poder

dificultar o financiamento às pequenas e médias empresas.

O Unicredit também está a tentar adquirir o banco italiano BPM - Banco Popolare Milano, numa operação avaliada em 10 mil milhões de euros. O BPM tem dito que uma fusão com o Unicredit implicaria a perda de 6.000 empregos.

A liderar todas estas operações está o italiano Andrea Orcel (61 anos), uma estrela do setor bancário conhecido como o 'Cristiano Ronaldo dos banqueiros' pela experiência em fusões e aquisições na banca.

Em 2018 foi anunciado para ser presidente executivo do Santander mas desentendimentos sobre o seu salário com a mulher forte do grupo espanhol, Ana Botín, levaram o Santander a recuar na contratação. Orcel foi para a Justiça e o banco foi condenado a pagar-lhe 43 milhões de euros.

Em 2024, o Unicredit teve lucros de 9,3 mil milhões de euros e o Commerzbank 2,62 mil milhões de euros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio