Bloco quer ouvir Manuela Ferreira Leite, Oliveira Martins e Teixeira dos Santos
O Bloco de Esquerda pediu hoje a audição, na Comissão de Inquérito à situação que levou à nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN), dos ex-ministros das Finanças Manuela Ferreira Leite (PSD) e Guilherme d"Oliveira Martins (PS).
O Bloco de Esquerda pediu hoje a audição, na Comissão de Inquérito à situação que levou à nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN), dos ex-ministros das Finanças Manuela Ferreira Leite (PSD) e Guilherme d'Oliveira Martins (PS).
Ferreira Leite foi ministra das Finanças entre 2002 e 2004, sendo actualmente presidente do PSD, e Guilherme d'Oliveira Martins ocupou a pasta no governo PS de António Guterres, de 2001 a 2002.
Além destes dois ex-governantes, o Bloco quer também que o actual ministro, Teixeira dos Santos, vá prestar declarações à comissão.
O deputado João Semedo, no requerimento, justifica o pedido com afirmações do ex-presidente do Banco Português de Negócios (BPN) Miguel Cadilhe à comissão de inquérito.
Miguel Cadilhe, e João Semedo cita-o na carta, disse que "no caso concreto do grupo SLN, dado as suas práticas ilícitas, pouca transparência e negócios danosos realizados ao longo de vários anos, é claro que o Governo tem também a sua quota de responsabilidade".
O requerimento do BE foi entregue hoje, antes de a comissão ouvir, pelas 16:00, Carlos Santos, um dos responsáveis pela supervisão bancária do Banco de Portugal.
A comissão de inquérito está a investigar a situação que levou à nacionalização do BPN e a forma como a supervisão lidou com as alegadas irregularidades praticadas pela anterior administração do banco, liderada por José de Oliveira e Costa.
Até agora, a comissão recebeu Oliveira e Costa (que se manteve em silêncio, invocando o estatuto de arguido), bem como os seus sucessores Abdool Vakil e Miguel Cadilhe.
Mais lidas