Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Brisa introduz sistema de pagamento de portagens semi-automático

A Brisa anunciou hoje que está a introduzir na sua rede um sistema de pagamento de portagens semi-automático, o Via Manual, em que o pagamento é feito pelo condutor através de um equipamento embutido na cabine de portagem.

Lusa 22 de Julho de 2010 às 13:13
"O acto de pagamento através da Via Manual será igual ao dos parques de estacionamento, realizado através de um equipamento embutido na cabine de portagem, onde o cliente controla toda a operação, sempre apoiado por indicadores luminosos", refere a Brisa em comunicado.

A concessionária de auto-estradas diz que o "automobilista poderá recorrer a todos os métodos habituais de pagamento, como cartão bancário, moedas, notas e Via Verde".

A empresa salienta a introdução deste sistema de cobrança de portagens é "complementar à acção dos operadores de portagem" e vai permitir um "aumento da capacidade de serviço e operacional".

Em declarações à Lusa, fonte oficial da Brisa disse que "a introdução do novo sistema de pagamento não se traduz directamente na substituição de operadores por máquinas, mas, como todos os processos de modernização tecnológica, também tem implicações ao nível dos recursos humanos".

A mesma fonte afirmou ainda tratar-se de "um processo gradual", pelo que "é possível medir de imediato todos os seus efeitos".

O Via Manual foi introduzido na rede Brisal (A17 -- Autoestrada do Litoral Centro), em 2008, e na rede Atlântico (A15 -- Auto-estrada Caldas da Rainha/Santarém), no início deste ano. A Brisa afirma que toda a operação "poderá ser apoiada remotamente" pelas equipas de operadores que "controlarão as transacções através de câmaras de videovigilância".
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio