pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Concorrência dá luz verde à compra da Axxès pela Brisa

A empresa portuguesa, dona da Via Verde, tinha anunciado em julho que estava em negociações para comprar a totalidade do capital da francesa, tendo, então, anunciado que após a conclusão da transação, esta "continuará a operar sob a sua marca, gestão e enquadramento regulatório".

Brisa
Brisa Mariline Alves
18 de Setembro de 2025 às 19:28

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu 'luz verde' à compra da francesa Axxès, fornecedora de serviços de portagens eletrónicas para camiões e autocarros, pela Brisa, informou esta quinta-feira a autoridade.

"Em 17 de setembro de 2025, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência, no uso da competência que lhe é conferida (...) delibera adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração", lê-se no 'site' da autoridade.

A operação de concentração consiste na compra da francesa Axxès, e das respetivas subsidiarias, pela Brisa -- Auto Estradas de Portugal.

A empresa portuguesa, dona da Via Verde, já tinha anunciado em julho que estava em negociações para comprar a totalidade do capital da francesa, tendo, então, anunciado que após a conclusão da transação, esta "continuará a operar sob a sua marca, gestão e enquadramento regulatório".

Fundada em 2005 e com sede em Lyon, a Axxès opera em 14 países europeus e conta com mais de 125 trabalhadores e, "além dos serviços de cobrança de portagens para veículos pesados, que constitui a sua atividade principal", dedica-se a soluções de gestão da mobilidade.

Entre os acionistas da empresa francesa, cujo valor das portagens processadas supera os mil milhões de euros, estão "a VINCI Autoroutes (juntamente com as suas subsidiárias ASF e ESCOTA), o grupo Eiffage, através das suas subsidiárias APRR e AREA, a Société Française du Tunnel Routier du Fréjus e a Société Concessionaire Française pour la Construction et l'Exploitation du Tunnel Routier sous le Mont Blanc", disse a Brisa em julho.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio