Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Conduril eleita a melhor empresa portuguesa

A empresa do sector da construção Conduril foi a melhor empresa portuguesa, de acordo com edição anual da revista EXAME 500 Maiores & Melhores, que distingue ainda a Petrogal como a maior empresa nacional.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 29 de Outubro de 2009 às 20:00
  • Partilhar artigo
  • ...
A empresa do sector da construção Conduril foi a melhor empresa portuguesa, de acordo com edição anual da revista EXAME 500 Maiores & Melhores, que distingue ainda a Petrogal como a maior empresa nacional.

“A Conduril é a melhor empresa do ano segundo o estudo da EXAME”, refere a nota à comunicação social da revista, adiantando ainda que o “Santander Totta é o vencedor do troféu para melhor banco do ano”.

A Conduril, que no ano passado tinha sido eleita a melhor empresa de construção, integra o consórcio Tave Tejo, concorrente à alta velocidade no troço Lisboa- Poceirão que inclui a terceira travessia sobre o Tejo. A empresa portuguesa detém 9% do consórcio liderado pelos espanhóis da FCC.

Na lista das maiores empresas, a Petrogal lidera o “ranking”, deixando a larga distância a Modelo Continente, de novo a segunda classificada. As vendas da companhia do grupo Galp Energia foram mais de três vezes superior à registada pela empresa do grupo Sonae, atingindo 9574,7 milhões de euros. Na terceira posição ficou a EDP.

Mais de 60% das 500 maiores empresas têm as suas sedes na re­gião de Lisboa e Vale do Tejo, seguindo-se o Norte com 19,4% e a região Centro com 11,8%. Em termos de activos, a região de LVT representa 73,6% do total e quando aos passivos a quota é de 74,9%; a região Norte mostra valores de 12,7% dos acti­vos e 12,9% dos passivos.

De acordo com a Exame, os indicadores e rácios que estão na base da escolha das melhores empresas dos 24 sectores de EXAME 500 são os seguintes: crescimento

de vendas; crescimento dos resultados líquidos; rentabilidade do activo; rentabilidade

do capital próprio; rentabilidade das vendas aferida pelos resultados correntes; valor acrescentado bruto por vendas; solvabilidade; e liquidez geral.

Veja aqui a lista das maiores e melhores empresas em cada categoria

Ver comentários
Outras Notícias