Conheça as marcas mais valiosas do mundo em cada país
Com base num ranking elaborado pela Brand Finance, o site HowMuch.net construiu um mapa em que identifica as marcas mais valiosas do mundo por país. Os Estados Unidos continuam a dominar com oito das 10 marcas mundiais mais valiosas.
A gigante norte-americana Google é a marca mais valiosa do mundo com uma avaliação, em 2017, de 109,5 mil milhões de dólares. Os dados constam do ranking elaborado pela Brand Finance e que foi divulgado em Fevereiro último.
Com base nesse relatório em que são elencadas as 500 marcas mundiais mais famosas, o site HowMuch.net fez um mapa em que destaca a maior marca por país (Portugal não surge representado).
Depois da Google, segue-se como marca nacional mais valiosa a sul-coreana Samsung com uma avaliação de 66,2 mil milhões de dólares. Em terceiro aparece o banco chinês ICBC com um valor da marca fixado nos 47,8 mil milhões de dólares.
Seguem-se duas fabricantes automóveis, a japonesa Toyota (46,3 mil milhões de dólares) e a alemã BMW (37,1 mil milhões de dólares). Neste mapa verifica-se ainda que as marcas mais valiosas da generalidade dos países escolhidos apresentam valores abaixo dos 25 mil milhões de dólares. Consulte o mapa em tamanho real.
No entanto, nem sempre o valor da marca corresponde ao poder da mesma. A dinamarquesa Lego, por exemplo, apesar de ser avaliada em apenas 7,6 mil milhões de dólares surge com um poder associado à marca muito superior ao valor considerado.
No índice da Brand Finance que mede a força da marca, a Lego consegue atingir o valor máximo (100), com pontuações elevadas em métricas tais como familiaridade da marca, lealdade à mesma, ou satisfação.
EUA dominam com oito das 10 marcas mais valiosas
O ranking da Brand Finance permite ainda verificar o domínio dos Estados Unidos no que concerne às marcas mais valiosas do mundo, com oito empresas norte-americanas a figurarem no TOP 10.
Neste ranking não surge nenhuma companhia europeia, sendo asiáticas as duas empresas que se intrometem entre as multinacionais americanas. A sul-coreana Samsung e o chinês ICBC aparecem, respectivamente, como a sexta e décima marcas mais valiosas do mundo.
Mais lidas