Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Distribuição alerta que compras de Natal podem estar em risco

A APED fala num "cocktail explosivo que pode vir a ter impacto" nas compras dos portugueses, nomeadamente áreas do retalho especializado como equipamentos eletrónicos de consumo ou brinquedos.

A indústria dos brinquedos é vista como área com potencial para Europa investir mais em produção própria.
Filipa Couto
Negócios jng@negocios.pt 14 de Outubro de 2021 às 07:40
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...
As compras de Natal em Portugal poderão estar em risco devido a "cocktail explosivo" que inclui a subida dos custos das matérias-primas, a falta de componentes como os chips e ainda uma crise dos contentores marítimos. O alerta é feito pelo diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier, em declarações ao Eco.

"Há um risco latente de poder haver eventualmente falhas em algumas categorias de produtos", avisa Lobo Xavier. Esta conjugação de fatores está a "provocar muitos constrangimentos para a importação de produtos de fora da Europa e que têm um peso significativo no retalho especializado", sobretudo numa altura em que faltam apenas dois meses para o Natal.

A APED fala, por isso, num "cocktail explosivo que pode vir a ter impacto" nas compras dos portugueses, nomeadamente áreas do retalho especializado como equipamentos eletrónicos de consumo ou brinquedos. O representante dos distribuidores sublinha, ainda assim, que "os retalhistas estão todos a lutar para que não se venham a sentir" as falhas na produção e os atrasos na chegada das mercadorias aos portos nacionais.

Ver comentários
Saber mais Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição APED Portugal Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição APED Gonçalo Lobo Xavier
Outras Notícias