Empresas Estão a nascer e a morrer menos empresas em Portugal

Estão a nascer e a morrer menos empresas em Portugal

O número de insolvências de empresas portuguesas baixou mais de 20% nos primeiros 10 meses deste ano, de acordo com os dados da Informa DB.
Estão a nascer e a morrer menos empresas em Portugal
Bruno simão
Nuno Carregueiro 08 de novembro de 2016 às 14:50

Nasceram 31.388 empresas em Portugal nos primeiros 10 meses deste ano, o que traduz uma queda de 3% face ao mesmo período do ano passado.

 

Tendência semelhante verifica-se também no número de empresas encerradas, que desceu 3,2% para 11.496. Nos últimos 12 meses, nasceram 2,3 empresas por cada uma que encerrou.

 

Se os nascimentos e mortes de empresas mantiverem em Outubro a tendência dos últimos meses, as insolvências reforçaram a tendência de descida. Baixaram 23,1% para um total de 2.790 processos em fase inicial.  

 

De acordo com a Informa DB, o sector dos serviços foi o que registou o maior número de nascimentos (10.026), mas também o número mais elevado de encerramentos (2.830).

 

Os únicos sectores onde o número de nascimentos está a aumentar são os da construção, alojamento e restauração, actividades imobiliárias e telecomunicações.

 

Quanto aos prazos de pagamentos, a Informa DB adianta que há mais empresas a pagar fora dos prazos face ao início do ano.

 

"Apenas 16,9% das empresas pagam dentro dos prazos, menos 2,9 pontos percentuais que em Janeiro deste ano", refere o relatório, dando conta que "o atraso médio manteve-se nos 27,8 dias".




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI