pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Ex-banqueiros da GE acusados de fraude e conspiração

Três ex-banqueiros de uma unidade financeira da General Electric (GE) foram indiciados por fraude e conspiração.

28 de Julho de 2010 às 13:45

Dominik Carollo, Steven Goldberg e Peter Grimm são três banqueiros que faziam parte de uma unidade financeira da GE e que são agora sob a mira do Departamento de Justiça dos EUA.

Isto por, alegadamente, conspirarem para obter lucros às expensas dos contribuintes, já que parece que terão pago a operadores municipais para ganharem concursos.

“Os indivíduos acusados participaram alegadamente em esquemas de fraude complexos e conspirações para manipular o que era suposto ser um processo competitivo”, afirmou ontem num comunicado Christine Varney, da Divisão Antitrust do Departamento de Justiça dos EUA, citada pela Bloomberg.

Estas acusações surgem no seguimento de uma investigação antitrust que foi iniciada há mais de três anos, e que se debruçou sobre o mercado de acções municipais, e já inclui dezenas de bancos e empresas de serviços financeiros, como JPMorgan Chase, Bank of América e UBS AG.

Em Maio passado, no âmbito da investigação, um banqueiro da UBS, que concordou em cooperar com as autoridades, assumiu-se como culpado das acusações. Foi a primeira vez que um membro de um banco admitiu participar na alegada conspiração.

“Os esquemas apontados na acusação resumem-se a esforços por parte destes acusados de subverter o processo competitivos de licitações para a realização de investimentos. No processo, defraudaram entidades públicas – e assim, o público – e colocaram os accionistas em risco”, afirmou no comunicado George Venizelos, do FBI, citado pela agência de informação.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio