pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Governo prevê encaixar 228 milhões de euros com raspadinhas

Uma revisão em baixa face ao valor inscrito no Orçamento de 2025, mas uma melhoria face aos valores que vão dar entrada nos cofres públicos. Governo aposta que os portugueses vão gastar mais dinheiro nos jogos sociais.

Valor fica abaixo das perspetivas de encaixe do ano passado.
Valor fica abaixo das perspetivas de encaixe do ano passado.
20:14

O Governo prevê encaixar 228,4 milhões de euros com os jogos sociais do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde se encontram as raspadinhas, o Euromilhões e a Lotaria Nacional. Este é o valor que a equipa do Ministério das Finanças inseriu na proposta do Orçamento do Estado para 2026, embora fique aquém do montante inserido no OE2025.

O Executivo adianta ainda que está previsto receber 212,8 milhões de euros no âmbito do Orçamento em vigor, uma revisão em baixo face aos 232 milhões de euros que tinham sido inscritos na proposta entregue no ano passado e referente a 2025.

Ainda assim, o valor que consta na nova proposta significa um aumento de 7,3%, ou 15,6 milhões de euros, face ao dinheiro que vai dar entrada nos cofres públicos até ao fim deste ano. Desta forma, a equipa liderada por Joaquim Miranda Sarmento volta a melhorar as perspetivas de aumentar o encaixe com o Departamento de Jogos da Santa Casa. 

Na apresentação dos resultados da Santa Casa, referentes a 2024, os Jogos Santa Casa entregaram 895,7 milhões de euros ao Estado português. Deste total, 673 milhões diziam respeito à distribuição dos ganhos dos beneficiários e 211,6 milhões de euros em Imposto do Selo.

Foi em 2024 que os Jogos Santa Casa registaram um recorde nos prémios pagos aos apostadores das raspadinhas e Euromilhões. Os , com as vendas brutas a chegarem aos 3.142,9 milhões de euros. Este valor significa ainda uma recuperação face às perdas sentidas na pandemia, ficando apenas atrás de 2019.

As raspadinhas continuaram como o jogo social de melhor desempenho em 2024, com vendas de 1.848 milhões, enquanto as apostas mútuas, onde se insere o Euromilhões e o Totobola, atingiram receitas de 792 milhões de euros. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio