Governo quer duplicar centrais com função de arranque do sistema
O Governo pretende que passem a ser quatro em vez de duas as centrais com a função de rearranque do sistema elétrico num cenário de apagão como o vivido ontem.
No rescaldo da resposta ao apagão que ontem atingiu Portugal e Espanha, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, indicou esta terça-feira que o Governo vai propor a prorrogação da função de "black start" (procedimento de arranque autónomo) do sistema para a central da Tapada do Outeiro de março de 2026 até março de 2030.
Adicionalmente, explicou o líder do Executivo, o Governo está a trabalhar "para a inserção de mais centrais como 'black start', em particular a do Baixo Sabor e do Alqueva".
"Ontem demonstrou que a central da Tapada do Outeiro e a de Castelo de Bode são insuficientes para habilitar o sistema para um reinício numa situação de crise como ontem vivemos. Insuficiente do ponto de vista da rapidez. Já sabemos que são suficientes do ponto de vista da eficácia", concluiu.